MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Banco indenizará por descontos no INSS de consignado não contratado
Empréstimo

Banco indenizará por descontos no INSS de consignado não contratado

Magistrada constatou que não houve manifestação de vontade pela cliente, o que configura inexistência do negócio jurídico impugnado.

Da Redação

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Atualizado às 14:43

Banco terá de indenizar consumidora por descontar de seu INSS parcelas de empréstimo consignado que ela não contratou. Ao decidir, a juíza de Direito Claudia Akemi Okoda Oshiro Kato, da 4ª vara Cível de Vila Prudente/SP, constatou que não houve manifestação de vontade pela cliente, o que configura inexistência do negócio jurídico impugnado.

 (Imagem: Freepik)

Mulher sofreu descontos em seu benefício de empréstimo que não contratou.(Imagem: Freepik)

A mulher alegou que é titular de benefício previdenciário junto ao INSS e que percebeu que descontos estavam sendo feitos de forma indevida em seu desfavor, quando então tomou conhecimento de que se referiam a contrato de empréstimo consignado que não firmou.

Em resposta, o banco sustentou que possui diversos outros contratos com a mulher e que o contrato referido na exordial não foi concretizado, trata apenas de proposta e foi cancelado.

Ao analisar o caso a magistrada analisou que a afirmação defensiva esbarra no extrato obtido junto ao INSS que dá conta de que os descontos provêm do contrato questionado.

"Ademais, a prova documental produzida pela ré é insuficiente. Restringe-se à apresentação de telas sistêmicas, o que por si só não tem força probante da manifestação de vontade da parte contratante. Feitas estas considerações, concluo que não houve emissão de manifestação de vontade pela parte autora, o que configura inexistência do negócio jurídico impugnado."

A magistrada salientou que, reconhecida a inexistência de relação jurídica entre as partes, de rigor a constatação de dano moral indenizável.

"A autora foi surpreendida com a contratação fraudulenta que acarretou descontos em seu benefício previdenciário, assim como suportou os transtornos inerentes à jornada extrajudicial e judicial em busca do reconhecimento da inexistência do contrato. Ainda que a fraude possa ter sido perpetrada por terceira pessoa, é certo que as consequências da contrafação se inserem no âmbito da responsabilidade da instituição financeira, fortuito interno consequente da exploração econômica da atividade."

Assim, declarou inexistente o contrato de empréstimo consignado e inexigível o débito por este representado, condenou o banco a restituir os valores descontados e ao pagamento de indenização por dano moral de R$ 5 mil.

A advogada Jéssica Alves Carvalho Diniz atua pela consumidora.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas