MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Jordy indenizará Felipe Neto por associá-lo a massacre em Suzano
Danos morais

Jordy indenizará Felipe Neto por associá-lo a massacre em Suzano

Além da indenização por danos morais em R$ 35 mil, o deputado deverá se retratar publicamente.

Da Redação

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Atualizado às 08:32

O deputado bolsonarista Carlos Jordy terá de pagar danos morais ao youtuber Felipe Neto por associá-lo ao massacre que aconteceu em Suzano, no qual atiradores mataram cinco estudantes e duas funcionárias de escola. Além da indenização por danos morais em R$ 35 mil, o parlamentar terá de se retratar publicamente. Decisão é da 13ª câmara Cível do TJ/RJ.

 (Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados | Reprodução/Instagram)

Deputado bolsonarista indenizará Felipe Neto.(Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados | Reprodução/Instagram)

Em março de 2019, dois jovens entraram em colégio na cidade paulista e atiraram, matando sete pessoas. Em decorrência disso, Jordy publicou em sua rede social que o youtuber teria influenciado, por meio de seus vídeos, os autores do massacre a conhecerem meios pelos quais teriam organizado os ataques:

"Quando digo que país não devem deixar os filhos assistirem vídeos do Felipe Neto, não é brincadeira. Em 2016, ele fez vídeo ensinando a entrarem em sites da deepweb. Agora descobriram que os assassinos de Suzano pegaram as informações para o massacre num dos sites após assistirem ao vídeo."

O deputado não negou a publicação e nem comprovou que o massacre se deu única e exclusivamente por influência do youtuber.

A magistrada de primeiro grau entendeu que o controle de acesso aos vídeos do influenciador deve ser realizado pelos pais e responsáveis e não dá ao deputado o direito de denegrir a imagem, mormente quando não há nenhuma prova robusta e eficaz da alegação.

Para a julgadora, ante a ausência de comprovação de que o massacre tenha sido causado por jovens seguidores de Felipe Neto, bem como que tenha sido cometido por conta e por influência do autor e por não haver nexo de causalidade no alegado, resta o dever de indenizar. Sendo assim, a juíza confirmou a decisão de antecipação dos efeitos da tutela e condenou o deputado.

O apelo do parlamentar não foi conhecido por ausência de requisito de admissibilidade do preparo. Ao apreciar agravo, a 13ª câmara Cível do TJ/RJ considerou que não haveria o que reparar na decisão e que esta deveria ser confirmada por seus próprios fundamentos.

Doação

No Twitter, Felipe Neto afirmou que o dinheiro da indenização será doado ao Instituto Marielle Franco e ao Ocupa Sapatão.

O escritório Ribeiro da Luz Advogados atua na causa pelo youtuber.

  • Processo: 0010496-77.2019.8.19.0209

Veja o acórdão.

_________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas