MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Jordy indenizará Felipe Neto por associá-lo a massacre em Suzano
Danos morais

Jordy indenizará Felipe Neto por associá-lo a massacre em Suzano

Além da indenização por danos morais em R$ 35 mil, o deputado deverá se retratar publicamente.

Da Redação

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Atualizado às 08:32

O deputado bolsonarista Carlos Jordy terá de pagar danos morais ao youtuber Felipe Neto por associá-lo ao massacre que aconteceu em Suzano, no qual atiradores mataram cinco estudantes e duas funcionárias de escola. Além da indenização por danos morais em R$ 35 mil, o parlamentar terá de se retratar publicamente. Decisão é da 13ª câmara Cível do TJ/RJ.

 (Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados | Reprodução/Instagram)

Deputado bolsonarista indenizará Felipe Neto.(Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados | Reprodução/Instagram)

Em março de 2019, dois jovens entraram em colégio na cidade paulista e atiraram, matando sete pessoas. Em decorrência disso, Jordy publicou em sua rede social que o youtuber teria influenciado, por meio de seus vídeos, os autores do massacre a conhecerem meios pelos quais teriam organizado os ataques:

"Quando digo que país não devem deixar os filhos assistirem vídeos do Felipe Neto, não é brincadeira. Em 2016, ele fez vídeo ensinando a entrarem em sites da deepweb. Agora descobriram que os assassinos de Suzano pegaram as informações para o massacre num dos sites após assistirem ao vídeo."

O deputado não negou a publicação e nem comprovou que o massacre se deu única e exclusivamente por influência do youtuber.

A magistrada de primeiro grau entendeu que o controle de acesso aos vídeos do influenciador deve ser realizado pelos pais e responsáveis e não dá ao deputado o direito de denegrir a imagem, mormente quando não há nenhuma prova robusta e eficaz da alegação.

Para a julgadora, ante a ausência de comprovação de que o massacre tenha sido causado por jovens seguidores de Felipe Neto, bem como que tenha sido cometido por conta e por influência do autor e por não haver nexo de causalidade no alegado, resta o dever de indenizar. Sendo assim, a juíza confirmou a decisão de antecipação dos efeitos da tutela e condenou o deputado.

O apelo do parlamentar não foi conhecido por ausência de requisito de admissibilidade do preparo. Ao apreciar agravo, a 13ª câmara Cível do TJ/RJ considerou que não haveria o que reparar na decisão e que esta deveria ser confirmada por seus próprios fundamentos.

Doação

No Twitter, Felipe Neto afirmou que o dinheiro da indenização será doado ao Instituto Marielle Franco e ao Ocupa Sapatão.

O escritório Ribeiro da Luz Advogados atua na causa pelo youtuber.

  • Processo: 0010496-77.2019.8.19.0209

Veja o acórdão.

_________

t

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA