MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Felipe Neto não indenizará cabeleireira que aparecia em seus vídeos
Danos morais negados

Felipe Neto não indenizará cabeleireira que aparecia em seus vídeos

Juiz considerou que as partes se beneficiaram mutuamente dos serviços prestados.

Da Redação

terça-feira, 10 de maio de 2022

Atualizado às 07:58

O influenciador digital Felipe Neto não terá de pagar danos morais a antiga cabeleireira que aparecia em vídeos postados no seu canal do YouTube. Ao homologar projeto de sentença, o juiz de Direito Fernando Rocha Lovisi, do 8º JEC do RJ, considerou que as partes se beneficiaram mutuamente dos serviços prestados.

 (Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress)

Época em que Felipe Neto usava diversos cabelos coloridos.(Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress)

Trata-se de ação de reparação pelos danos morais supostamente sofridos pela autora em razão da exposição de sua imagem em vídeos postados no canal do YouTube de Felipe Neto.

A mulher alega que prestou seus serviços de cabeleireira colorista para o influenciador durante os anos de 2017 e 2018 e que este filmou os procedimentos realizados, captando a imagem e voz dela sem a sua autorização e, posteriormente, divulgou os takes em vlogs publicados na plataforma.

Relata que os conteúdos publicados se converteram em renda para Felipe e que não recebeu qualquer vantagem pecuniária pela divulgação de sua imagem e que hoje vê seu nome e imagem atrelados à figura do youtuber, o que teria causado "situação desconfortável e constrangedora".

O influenciador, em contestação, requereu a improcedência da demanda e teve o pedido atendido.

Na análise dos autos, o juiz considerou que as partes se beneficiaram mutuamente dos serviços prestados, tendo a parte autora, também, utilizado a imagem do réu para promover e valorizar os seus serviços de cabeleireira profissional.

"É de amplo conhecimento, que a parte ré, é conhecido por ter um dos maiores canais brasileiros do YouTube, com 43 milhões de inscritos e mais de quatorze bilhões de visualizações acumuladas (https://pt.wikipedia.org/wiki/Felipe_Neto), portanto, ao veicular a imagem do réu em suas mídias sociais, a parte autora alcançou maior visibilidade e, por conseguinte, maior lucro na sua atividade desenvolvida (cabelereira). Ademais, nos documentos anexados na defesa, a parte autora constata-se que aparte autora tem ciência das gravações dos vídeos para o Youtube, aparecendo em situações de grande intimidade com o réu, bem como fazendo divulgação do seu Instagram. Portanto, resta claro que a parte autora consentiu com a gravação dos vídeos e, também, se beneficiou direta e indiretamente da grande visibilidade do réu. Desse modo, não há que se falar em violação a direito da personalidade da parte autora capaz de ensejar-lhe indenização a título de danos morais, razão pela qual deixo de acolher o pedido formulado à inicial nesse sentido."

Após a decisão, Felipe Neto comentou o caso em suas redes sociais:

"Essa história é bizarra. Cabeleireira passou anos fazendo meus cabelos coloridos, aparecendo em vídeos, ganhando fama e clientes. Aí virou bolsonarista, postou um vídeo em manifestação e tudo. Cortei da minha vida e ela entrou com um processo dizendo que nunca autorizou ser filmada."

Por fim, afirmou que "no fim o bem sempre vence".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas