MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR denuncia Roberto Jefferson ao STF por incitação ao crime
Roberto Jefferson | Inquérito

PGR denuncia Roberto Jefferson ao STF por incitação ao crime

Na denúncia, a subprocuradora-Geral Lindôra Araújo reúne diversas declarações de Roberto Jefferson em entrevistas, nas quais o ex-deputado incita crimes contra a segurança nacional.

Da Redação

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Atualizado às 17:33

A subprocuradora-Geral Lindôra Araújo assinou denúncia endereçada ao STF contra o ex-deputado Federal Roberto Jefferson. O parlamentar é acusado de incitação ao crime, difamação contra ministros do STF e homofobia. 

 (Imagem: Mateus Bonomi/Folhapress)

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.(Imagem: Mateus Bonomi/Folhapress)

Prisão de Roberto Jefferson e desdobramentos

O presidente do PTB está preso preventivamente desde o dia 13 de agosto por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O mandado foi expedido tendo como base a suposta participação de Roberto Jefferson em organização criminosa digital montada para atacar a democracia.

No dia seguinte ao da prisão, o presidente Bolsonaro publicou em seu Twitter que pediria ao Senado a abertura de processo de impeachment contra Alexandre de Moraes. Tal pedido já foi apreciado por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e indeferido.

Denúncia

A denúncia foi oferecida ao Supremo no último dia 25. Nas páginas, Lindôra Araújo diz que o ex-parlamentar incitou à prática de crime contra a segurança nacional durante uma entrevista em programa de rádio, dizendo que, "se preciso, invadiria o Senado".

Segundo o documento, Roberto Jefferson também teria incitado à prática de crime de dano qualificado dizendo que "vão botar fogo no Tribunal Superior Eleitoral, explodir aquele troço". Tais declarações foram feitas a um canal no YouTube. Para a subprocuradora-Geral, as falas do presidente do PTB também configuram incitação ao crime contra segurança nacional.

Roberto Jefferson também é acusado de homofobia por declarações no Twitter: "foi um absurdo a intimidação feita pelo MP/MG ao Pr. Jorge Linhares. Já já os sodomitas imporão pela força que os meninos sejam pederastas e as meninas lésbicas".

Leia a íntegra da denúncia.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas