MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hospital que trocou cadáver indenizará família por velar corpo errado
Danos morais

Hospital que trocou cadáver indenizará família por velar corpo errado

Os familiares não puderam reconhecer o corpo pois o falecido foi internado com covid-19 e só depois de quatro horas velando um desconhecido, foram informados do equívoco.

Da Redação

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Atualizado às 10:40

Família que teve o corpo de um parente trocado no hospital por outro cadáver deverá ser indenizada pelo hospital e a funéria. Só depois de quatro horas velando um desconhecido, eles foram informados do equívoco e tiveram que se preocupar em encontrar os restos mortais do pai e marido. Os familiares não puderam reconhecer o corpo pois o falecido foi internado com covid-19. Decisão é da 4ª vara Cível de Lages/SC.

 (Imagem: Pexels)

Família velou corpo de desconhecido por engano.(Imagem: Pexels)

O hospital liberou o corpo do homem para funéria sem a possibilidade de reconhecimento pelos familiares porque havia sido internado para tratamento da covid. Com o caixão lacrado, velavam o corpo de outra pessoa quando receberam a informação da funerária de aquele não era o corpo do parente. Um dos filhos teve que ir ao necrotério do hospital em busca do cadáver do pai.

Nos autos, o hospital disse que a troca foi responsabilidade da funerária, que buscou o corpo do falecido em necrotério diferente ao que estava e não verificou a identificação no cadáver. Já a funerária alegou que foi induzida ao erro pelo hospital, uma vez que seu funcionário foi conduzido pelo porteiro até o necrotério onde havia apenas um corpo, o que o levou a acreditar que aquele era o que deveria ser levado.

Na sentença, o relator destacou que houve uma sequência de erros. 

"Não restam dúvidas da negligência, omissão de cautelas, subestimação de procedimentos mínimos de ambos os réus para que o corpo do falecido (...) não deixasse as dependências do hospital como se fosse (...), com a troca dos cadáveres e o início do velório com os familiares velando pessoa diversa."

O julgador apontou ainda que diversos procedimentos poderiam e deveriam ter sido tomados por ambos os réus para evitar tal situação.

"Ao hospital cabia uma comunicação interna eficiente, fiscalização do procedimento de entrega por um funcionário da área da saúde, e não o porteiro, e verificação da conformidade da identificação do cadáver com o nome no registro de retirada dos corpos do necrotério. A funerária poderia ter certificado se o nome do cadáver era o mesmo da declaração de óbito, além de não confiar na simples presunção - passível de erro - de que por ser o único defunto no local seria o cadáver da pessoa que deveria preparar para o sepultamento."

  • Processo: 5008081-52.2021.8.24.0039

Informações: TJ/SC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas