MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fux manda TJ/MS retirar bandeira do império do mastro principal
Símbolo nacional

Fux manda TJ/MS retirar bandeira do império do mastro principal

Presidente do TJ ordenou hasteamento da bandeira do império por toda a semana em homenagem ao Dia da Independência.

Da Redação

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Atualizado às 00:53

O presidente do CNJ e do STF, ministro Luiz Fux, determinou que o TJ/MS retire a bandeira imperial do mastro principal do pavilhão da Corte.

A deliberação desta segunda-feira, 6, atende ao pedido em representação de membros do CNJ diante da conduta do presidente do TJ/MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, que, ordenou o hasteamento da bandeira do Brasil império entre os dias 6 e 10 de setembro e divulgou o ato como celebração ao Dia da Independência.

 (Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

Fux manda TJ/MS retirar bandeira do império de seu mastro principal.(Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

A decisão considera que a bandeira hasteada não se insere entre os símbolos oficiais do Poder Judiciário brasileiro e, ainda, a necessidade de manutenção da neutralidade e imparcialidade do tribunal local.

“A manutenção da situação relatada tende a causar confusão na população acerca do papel constitucional e institucional do Poder Judiciário, na medida em que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul pretende diminuir os símbolos da República Federativa do Brasil.”

(Imagem: Reprodução)

A CF estabelece a República como forma de governo no Brasil e o presidencialismo como sistema de governo. Além disso, a representação cita reiteradas manifestações públicas do magistrado com motivações político-partidárias, como na solenidade de sua posse na presidência do TJ/MS, no início do ano.

Os autos serão encaminhados à Corregedoria Nacional de Justiça para apuração de eventual responsabilidade disciplinar.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA