MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza aceita convite de preso para assistirem juntos a live de leitura
Bilhete

Juíza aceita convite de preso para assistirem juntos a live de leitura

Apenado enviou bilhete convidando a juíza a participar da II Jornada de Leitura no Cárcere. "Precisa-se do apoio de autoridades competentes", escreveu.

Da Redação

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Atualizado às 11:48

A iniciativa de um apenado da Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul/SC surpreendeu a todos. Enquanto assistia a uma palestra da II Jornada de Leitura no Cárcere, transmitida pela rede social, ele escreveu um convite para a juíza Ana Cristina Oliveira Agustini, titular da Unidade Regional de Execução Penal, para que acompanhasse com eles presencialmente o evento.

Mais surpreso ficou ele ao descobrir que a magistrada aceitou o convite para estar na penitenciária nesta quinta, 23, para acompanhar a jornada com os cinco detentos.

 (Imagem: Reprodução/TJSC)

Preso escreve bilhete a juíza convidando para assistir a live sobre leitura.(Imagem: Reprodução/TJSC)

Bilhete

Quem mediou a comunicação foi a servidora Mary Monteiro, entusiasta e fomentadora da leitura na penitenciária desde 2016. "Ele me pediu um pedaço de papel e uma caneta. Estranhei, mas forneci. Depois de vê-lo escrevendo algo, recebi o pedido de que encaminhasse para a magistrada. Ele ficou apreensivo aguardando a resposta. Quando chegou, entrou em choque de tanta felicidade. Foi surpreendente e emocionante."

No bilhete à juíza, o homem escreveu:

"A literatura liberta a intelectualidade e a capacidade de recomeçar. No entanto, precisa-se do apoio de autoridades competentes, por isso o presente convite."

O apenado entrou no cárcere com o ensino fundamental e hoje está na faculdade. Leitor voluntário, tem o sonho de publicar um livro de crônicas, se formar e ajudar pessoas que têm o mesmo passado que ele.

"É importante que as pessoas conheçam o trabalho feito aqui, a estrutura que temos e ainda precisamos. É renovador, tanto na parte laboral quanto educativa e de saúde. A doutora vai poder nos ajudar muito nesse projeto", diz o homem, ao afirmar que com a leitura aprendeu sobre valores.    

 (Imagem: Reprodução/TJSC)

Presos assistem a live sobre leitura.(Imagem: Reprodução/TJSC)

Convite aceito

Apaixonada pela leitura, a magistrada acolheu o pedido que veio no bilhete. "Estarei lá para assistir e ver no que mais posso ajudar", destaca.

Foi ela quem doou os primeiros 50 livros para o projeto que Mary pretende desenvolver ainda neste semestre com a formação de monitores de leitura, por meio do programa Leitura nas Entrelinhas do Cárcere, que tem com mantenedora a Biblioteca Prisional Farol do Saber.

A magistrada destaca a importância da equipe gestora do Programa Leitura nas Entrelinhas do Cárcere. Todas ações de fomento e qualificação da leitura são amparadas e assistidas pelo gestor da unidade Fabiano Deitos Rech; Gerência de Execução Penal, através da gerente Giselle Demeneck Remor e demais setores Gerência de Saúde, Ensino e Ação Social.

Multiplicadores da leitura

Tanto o apenado autor do bilhete quanto os outros quatro participantes começaram a ler de forma voluntária. Eles não integram o projeto de remição pela leitura existente na unidade há algum tempo, já que a penitenciária tem quase mil detentos e a capacidade de participação é de cerca de 200. Porém, com a recente aprovação da resolução CNJ 391/21, em que o plenário do CNJ regulamentou a remição de pena por meio de práticas sociais educativas, eles também poderão ter a pena diminuída.

É esse grupo que vai auxiliar a coordenadora da biblioteca, que é bacharel em História, licenciada em Artes Cênicas e pós-graduada em Segurança Pública, na execução do projeto.

"Eles serão os mediadores da leitura em meio aos pavilhões. Iremos iniciar os ciclos em outubro, com média de uma a duas horas a cada 15 dias, com grupos formados por outros 15 apenados que desejem ler, ouvir as leituras ou apenas tocar nos livros. A participação deles na jornada só veio contribuir em nosso trabalho interno."

Sobre a jornada

A segunda edição da Jornada de Leitura no Cárcere começou nesta terça-feira, 21, destacando a importância dos avanços recentes na área para a estruturação de uma política de leitura intramuros com fortalecimento da cidadania, do protagonismo e da integração social, e se estende até quinta (23). O evento conta com a mobilização entre Judiciário, Executivo, escritores e escritoras, movimentos sociais e pessoas privadas de liberdade.

A Jornada é uma realização do CNJ e do Observatório do Livro e da Leitura, com apoio do Depen - Departamento Penitenciário Nacional, por meio do programa Fazendo Justiça, que tem ainda o Pnud - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento como parceiro. Estão participando mais de 8,5 mil pessoas em unidades prisionais em todo o país, além de outras 800 pessoas inscritas que acompanham o evento ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

Informações: TJ/SC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas