MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ mantém provas do compartilhamento de dados entre Coaf e a PF
Operação Zelotes

STJ mantém provas do compartilhamento de dados entre Coaf e a PF

6ª turma negou habeas corpus no qual a defesa de um ex-conselheiro do Carf pedia a declaração de nulidade das provas.

Da Redação

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Atualizado às 18:29

A 6ª turma do STJ negou habeas corpus no qual a defesa de um ex-conselheiro do Carf pedia a declaração de nulidade das provas obtidas a partir do compartilhamento de dados entre o Coaf e a Polícia Federal. A ação penal contra o ex-conselheiro deriva das investigações da operação Zelotes, que apurou casos de corrupção e outros crimes no âmbito do Carf.

De acordo com a 6ª turma - que acompanhou de forma unânime o voto do relator, desembargador convocado Olindo Menezes -, o compartilhamento de informações entre o Coaf e a PF não exige prévia autorização judicial.

 (Imagem: OAB/DF)

Fachada do prédio do STJ.(Imagem: OAB/DF)

Olindo Menezes apontou que o STF, em 2019, ao julgar o RE 1.055.941, concluiu pela legitimidade do compartilhamento com o Ministério Público e as autoridades policiais, para fins de investigação criminal, da integralidade dos dados fiscais e bancários obtidos pela Receita Federal e pelo Coaf, sem a necessidade de autorização prévia do Poder Judiciário.

Retirada de provas

O recorrente alegou que a ação penal instaurada contra ele foi embasada em investigação originada de prova ilícita, visto que decorreu da entrega de seus dados bancários, por meio de ofício, diretamente à PF.

Sustentou que tal compartilhamento seria indevido, pois, em liminar no RE 1.055.941, o ministro relator havia determinado a suspensão dos processos que envolvessem o compartilhamento de dados para fins penais (o habeas corpus foi impetrado antes do julgamento de mérito pelo STF). 

No recurso ao STJ, a defesa solicitou que fosse declarada a nulidade do compartilhamento, retirando-se do processo as informações relativas ao recebimento de R$ 104 mil - que corresponderia a um cheque falso - e também as provas ilícitas por derivação.

Jurisprudência

Em seu voto, o relator salientou que, no julgamento definitivo do RE 1.055.941, com repercussão geral, o STF entendeu pela legitimidade do compartilhamento de informações fiscais e bancárias, para fins de investigação criminal, pelos órgãos administrativos de controle, sem a necessidade de autorização judicial.

Olindo Menezes citou precedentes nos quais o STJ, com base no entendimento do STF, decidiu que, confirmada a realização de saques bancários que geram suspeita de ilicitude, o Coaf tem o dever de compartilhar os dados, ainda que sem ordem judicial.

Quanto às alegações relacionadas à falsidade do cheque, o desembargador convocado afirmou que a questão não foi apreciada pelo tribunal de origem, o que impede a sua análise pelo STJ, sob pena de indevida supressão de instância.?

Patrocínio

Patrocínio Migalhas