MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Não é anormal", diz Alcolumbre sobre demora em sabatina de Mendonça
Vaga no STF

"Não é anormal", diz Alcolumbre sobre demora em sabatina de Mendonça

O senador ponderou que o veto à indicação presidencial pode passar pela "recusa expressa e formal do nome" e também pela "não-deliberação, enquanto manifestação política de que não há consenso na indicação e na sua aprovação".

Da Redação

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Atualizado às 09:09

Nesta quarta-feira, 6, o presidente da CCJ - Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador Davi Alcolumbre, disse que não há nenhuma "demora anormal ou estranha" na sabatina de André Mendonça, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de ministro do STF. A manifestação de Alcolumbre atende a uma requisição de Ricardo Lewandowski.

"Assinala-se que a indicação e a aprovação de ministros do Supremo Tribunal Federal envolvem a construção de consensos entre os atores políticos envolvidos para viabilizar os candidatos em potencial e os indicados formalmente", diz trecho do documento.

 (Imagem: Roque de Sá/Agência Senado)

Davi Alcolumbre prestou informações após pedido de Lewandowski.(Imagem: Roque de Sá/Agência Senado)

Bolsonaro indicou André Mendonça para o cargo de ministro em julho deste ano, porém, até o momento, a sabatina não foi marcada. Diante da demora, senadores acionaram o STF e houve o pedido de esclarecimentos por parte do relator Lewandowski.

Em resposta ao pedido do ministro, Alcolumbre ponderou que o veto à indicação presidencial pode passar pela "recusa expressa e formal do nome" e também pela "não-deliberação, enquanto manifestação política de que não há consenso na indicação e na sua aprovação".

"A aprovação do indicado por uma das Casas do Poder Legislativo atribui constitucionalmente a esta - no caso ao Senado Federal - poder de veto em relação à escolha presidencial, poder esse que pode ser exercido seja mediante a recusa expressa e formal do nome, seja mediante a não deliberação, enquanto manifestação política de que não há consenso na indicação e na sua aprovação."

O presidente da CCJ afirmou, ainda, que não há prazo definido, na CF ou no regimento interno do Senado, para a análise das indicações ao STF.

"É um truísmo referir que as respostas dadas pelo Congresso Nacional são aquelas exigidas conforme o tempo da sociedade, e não por critérios cronológicos rígidos. Há assuntos que carecem de deliberação imediata, outros que dependem de maior maturação - até em virtude da oportunidade da matéria e da possibilidade de formação de consensos."

Por fim, Alcolumbre se isentou da responsabilidade pela demora em pautar a sabatina.

"Não se pode pretender imputar ao Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a responsabilidade política pelo tempo transcorrido, porque, embora ator relevante do processo, está longe de ser o único vetor a produzir o resultado em face do qual agora se insurgem os impetrantes."

  • Leia a íntegra da manifestação, clique aqui.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...