quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alcolumbre confirma sabatina de André Mendonça na próxima semana
Novo ministro?

Alcolumbre confirma sabatina de André Mendonça na próxima semana

Indicação de Bolsonaro chegou à Casa há três meses.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

O presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta quarta-feira, 24, que a sabatina de André Mendonça para o cargo de ministro do STF deve ocorrer na próxima semana, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Bolsonaro indicou o "terrivelmente evangélico" André Mendonça para o cargo de ministro em julho deste ano, após aposentadoria de Marco Aurélio. Porém, até o momento, a sabatina não tem data definida. 

Segundo o colunista d'O Globo Lauro Jardim, Rodrigo Pacheco teria dito ontem a interlocures que deseja que a sabatina ocorra na próxima terça-feira, dia 30.

(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Sabatina de André Mendonça deve ocorrer entre 30/11 e 2/12.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

 

Demora

A indicação foi publicada no DOU de 13 de julho e protocolada no Senado em 3 de agosto. O documento chegou formalmente na CCJ no dia 19 de agosto. Desde então, há quase 100 dias, está parado na mesa de Alcolumbre. 

Diante da demora, senadores acionaram o STF e houve o pedido de esclarecimentos por parte do relator Lewandowski.

Em resposta, o presidente da CCJ afirmou que não há prazo definido, na CF ou no regimento interno do Senado, para a análise das indicações ao STF.

Disse ainda que "a indicação e a aprovação de ministros do Supremo Tribunal Federal envolvem a construção de consensos entre os atores políticos envolvidos para viabilizar os candidatos em potencial e os indicados formalmente".

Agora vai?

Agora, foi anunciado que a sabatina deve ocorrer na semana que vem, quando a Casa inicia uma semana de votações de autoridades que dependem de aprovação dos senadores por meio de voto presencial e secreto. Alcolumbre deve conversar com os colegas para decidir quem será o relator da indicação.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 24/11/2021 12:50