MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desastre de Mariana: citando trecho de livro, MP/MG cobra mineradoras
Rompimento de barragem

Desastre de Mariana: citando trecho de livro, MP/MG cobra mineradoras

Processo deve beneficiar cerca de 1,3 mil famílias.

Da Redação

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Atualizado às 10:40

"Tarefa difícil a minha, tarefa difícil a nossa:

Aprender a ser atingidos.

Como assim?

Precisamos nos comportar como atingidos.

Tem comportamento próprio pra atingido?

Não sei.

Sei que precisamos aprender a viver/conviver com essa realidade.

Realidade que me faz pensar em direitos, reuniões, assembleias, acordos, fundação

reconstrução, reassentamento...

Conceitos que me deixam confusa. Confusão que dificulta a apreensão de palavras simples

como: pedir, exigir, negociar, lutar, certo, errado.

Choro por isso. Me sinto atingido por não saber ser atingido."

Foi assim, com o trecho de um livro, que o MP/MG iniciou o ajuizamento de ação de liquidação e cumprimento de sentença contra a Samarco, a Vale e a BHP Billiton. Foi pedida a destinação imediata de R$ 2,54 bilhões para reparar a população de Mariana/MG que foi atingida no rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em novembro de 2015. O processo deve beneficiar cerca de 1,3 mil famílias.

 (Imagem: Avener Prado/Folhapress)

Estragos provocados pelo rompimento da barragem em Mariana/MG.(Imagem: Avener Prado/Folhapress)

No dia 2 de outubro de 2018, em uma ação civil pública perante a 2ª vara da comarca de Mariana, o MP/MG, com a colaboração das comissões de atingidos de Mariana, formulou um acordo com as empresas para pagamento das indenizações aos atingidos. Ficou estabelecido que as empresas fariam a reparação integral, assumiriam o ônus da prova e, após a conclusão dos cadastros dos atingidos, fariam os pagamentos, apresentando as propostas em até 90 dias.

Mas, quase três anos depois da homologação do acordo, "constata-se que a obrigação não foi integralmente cumprida e sequer está próxima de sê-lo, razão pela qual se propõe este requerimento de liquidação/cumprimento de sentença". Nem 30% dos atingidos foram indenizados. "As rés vêm resistindo de forma continuada ao adimplemento adequado das obrigações impostas", alegam os promotores.

O MP/MG, por meio da Promotoria de Justiça de Mariana e apoio do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível), solicita, na primeira fase, que o valor seja depositado em juízo, em favor das vítimas cadastradas, que poderão levantar a parcela individualizada após comprovação da condição de vítima e da extensão do dano. Na segunda fase, será feito o pagamento do valor individual a cada vítima, retirado do montante global. A Promotoria solicita ainda que seja arbitrada multa de no mínimo 10% da dívida pelo atraso no pagamento das indenizações. A lista dos atingidos será mantida em segredo de justiça.

O rompimento da barragem de Fundão, com capacidade para 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos e pertencente ao complexo minerário de Germano, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, matou 19 pessoas, arruinou mais de 300 edificações, arrastou automóveis/maquinários/semoventes, destruiu plantações e comunidades inteiras, especialmente em Bento Rodrigues, Paracatu de Cima, Paracatu de Baixo, Ponte do Gama, Pedras, Borba, Camargos e Campinas. Toda a Bacia do Rio Doce foi afetada e os rejeitos de minério de ferro alcançaram o mar, em Regência, Município de Linhares/ES.

Informações: MP/MG.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...