MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Extradição e lei anticrime: STF fixa pena máxima para estrangeiro
Anticrime | Extradição

Extradição e lei anticrime: STF fixa pena máxima para estrangeiro

A lei anticrime estendeu para 40 anos o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade. A 1ª turma do STF, no entanto, entende que a norma não deve retroagir aos crimes anteriores a sua edição.

Da Redação

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Atualizado às 16:19

Em caso de extradição de pessoas estrangeiras que praticaram crime antes da lei anticrime, a pena máxima não pode ultrapassar 30 anos. Assim decidiu a 1ª turma do STF na tarde desta terça-feira, 19.

O artigo 75 do CP previa que o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não poderia ser superior a 30 anos. Com o advento da lei anticrime (13.964/19), este prazo foi ampliado para 40 anos. Para a 1ª turma do STF, o tempo máximo de prisão de 40 anos previsto na nova lei não se aplica aos crimes anteriores a sua edição.

 (Imagem: Reprodução | YouTube)

(Imagem: Reprodução | YouTube)

Irretroatividade

O pedido de extradição foi formulado pelo governo do Chile contra o seu nacional Francisco Javier Zavala Díaz, acusado dos crimes de roubo e falsificação de documento praticados em 2016 e 2017.

A relatora, ministra Rosa Weber, verificou a existência dos requisitos necessários ao deferimento da extradição: a dupla tipicidade e a dupla punibilidade (a conduta ser considerada crime nos dois países).

Com fundamento no princípio constitucional da irretroatividade da lei mais gravosa, a ministra observou que o tempo máximo de cumprimento da pena deve ser definido em 30 anos, uma vez que os fatos pelos quais o extraditando está sendo investigado ocorreram antes da alteração da lei anticrime, em 2019.

Ao votar pelo deferimento da extradição, a ministra Rosa Weber condicionou a entrega do chileno à extinção de ação penal em curso na justiça brasileira, ressalvada eventual manifestação expressa do presidente da República em sentido contrário e observados os compromissos previstos no artigo 96 da lei de migração, assumidos pelo governo do Chile.

Informações: STF. 

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA