MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ formará listas para escolher novos ministros em 23 de fevereiro
Escolha de ministros

STJ formará listas para escolher novos ministros em 23 de fevereiro

A Corte possui duas vagas abertas com a aposentadoria dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro.

Da Redação

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Atualizado em 25 de outubro de 2021 14:20

O Pleno do STJ aprovou a data para escolha dos ministros que ocuparão as vagas na composição do STJ, reservadas a desembargadores Federais, abertas com a aposentadoria dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro. A formação das listas será realizada em 23 de fevereiro.

 (Imagem: OAB/DF)

Fachada do prédio do STJ.(Imagem: OAB/DF)

O Pleno aprovou, por unanimidade, a proposta do presidente Humberto Martins de que a sessão destinada à formação das listas para a escolha dos novos ministros do STJ seja realizada em 23 de fevereiro, de forma presencial, abrindo-se os procedimentos preliminares de inscrição dos candidatos às vagas destinadas a desembargadores federais em novembro.

As vagas na composição do STJ, reservadas a desembargadores federais, foram abertas com a aposentadoria dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro.

O postulante a ministro deve ter entre 35 e 65 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada. Após a escolha dos candidatos, as listas são enviadas ao presidente da República, a quem cabe fazer a indicação de um nome ao Senado.

Para ser nomeado, o candidato precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, após sabatina, e pela maioria absoluta dos senadores, no plenário. A composição do tribunal está definida no artigo 104 da Constituição.

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas