MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato da PRF reprovado no TAF consegue continuar no certame
Concurso

Candidato da PRF reprovado no TAF consegue continuar no certame

Organizadora do concurso reconheceu o equívoco na avaliação do teste físico e na apreciação do respectivo recurso.

Da Redação

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Atualizado às 09:07

Candidato do concurso da Policial Rodoviário Federal que foi reprovado no teste de avaliação física poderá seguir no concurso. Assim decidiu o juiz Federal Jorge Ferraz de Oliveira Junior, da 5ª vara Federal Cível da SJ/PA, ao observar que a própria organizadora reconheceu o equívoco na avaliação.

 (Imagem: Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress.)

Candidato seguirá em concurso da PRF.(Imagem: Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress.)

O candidato alegou que concorreu a uma das vagas da ampla concorrência destinadas ao cargo de Policial Rodoviário Federal, certame no qual logrou êxito nas provas objetiva, discursiva, avaliação psicológica, sendo reprovado apenas no TAF - Teste de Avaliação Física.

Segundo o candidato, realizou o teste de flexões abdominais de acordo com as regras do edital, o que pode ser verificado pela execução do exercício gravado em vídeo. Mas, diante da incorreta avaliação do teste, providenciou o recurso pertinente. Apesar disso, a organizadora do concurso avaliou erroneamente o apelo, vez que se referiu a objeto diverso do recurso (teste de barra fixa).

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou que além dos documentos juntados pelo autor, o Cebraspe, em contestação, reconheceu o equívoco na avaliação do teste físico e na apreciação do respectivo recurso.

Para o juiz, o caso é de se conceder tutela antecipada para que o candidato seja imediatamente chamado para a etapa subsequente.

"O periculum in mora evidencia-se no estágio adiantado em que o concurso se encontra, conforme se verifica do cronograma, sendo imperiosa a imediata convocação do autor."

Diante disso, deferiu a tutela de urgência determinando ao Cebraspe que promova a convocação do candidato para a fase seguinte do concurso e que possibilite apresentar os exames médicos à época prevista para o envio de exames laboratoriais. Determinou, ainda, que a União assegure ao autor a nomeação e posse no cargo público almejado, caso venha a ser aprovado nas demais fases do certame.

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atua no caso.

_______

t

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA