MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Vasco": Crianças não poderão mudar nome que foi homenagem a time
Time de futebol

"Vasco": Crianças não poderão mudar nome que foi homenagem a time

O pai das crianças registrou em seus nomes em homenagem ao time do coração. TJ/DF decidiu que só é possível a mudança quando demonstrada exposição ao ridículo.

Da Redação

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Atualizado em 30 de outubro de 2021 07:32

A 7ª turma Cível do TJ/DF negou pedido para que nome do time de futebol do pai fosse retirado do registro de nascimento de duas crianças. O colegiado explicou que a retificação para alterar o prenome de menor incapaz só é possível quando demonstrada exposição ao ridículo ou à situação vexatória, o que não ocorreu no caso. 

 (Imagem: Montagem Migalhas)

Crianças com nome do time de futebol Vasco não poderão mudar.(Imagem: Montagem Migalhas)

Consta nos autos que o pai das crianças registrou em seus nomes a expressão "Vasco", em homenagem ao time do coração. A representante das autoras alega que a expressão é vexatória e que as crianças podem ser vítimas de constrangimento social tanto na idade escolar quanto na vida adulta. Em ação de retificação de registro civil, pediram que o termo seja excluído da certidão de nascimento.

Em primeira instância, o pedido foi julgado improcedente, o que fez com que as autoras recorressem, sob a alegação que poderiam estar sujeitas a dissabores, humilhações e bullying. 

Ao analisar o recurso, a turma explicou que o nome "constitui um direito da personalidade dotado de imutabilidade" e que a lei de registros públicos só permite a alteração em caso de justo motivo devidamente comprovado. No caso, segundo o colegiado, "não restou demonstrada, seja documentalmente, seja por meio de testemunhas, qualquer situação vexatória ou constrangedora vivenciada pelas menores em razão do nome intermediário". 

"Tal nome, embora alegue-se que decorre de homenagem a time de futebol, não se reveste de expressão esdrúxula ou extravagante a ponto de que possa expor ao ridículo as menores, não se verificando comprovação de justo motivo apto a permitir a alteração neste momento. Assim, ausente a comprovação de que o nome prejudica as menores, o que se observa é que o incômodo parte da própria genitora e não das portadoras do nome, situação que não enseja a retificação, uma vez que o nome é direito personalíssimo e subjetivo, devendo ser demonstrado o sofrimento e insatisfação das próprias titulares do direito." 

A turma explicou ainda que, quando completarem 18 anos, as autoras poderão solicitar a alteração dos nomes.

"Em ocasião futura, acaso as requerentes sintam efetivo constrangimento com o nome, sendo expostas, de fato, a situações vexatórias em razão disto, nada impede que, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, elas busquem administrativamente, mediante apresentação do pedido em cartório, a retificação do nome intermediário, ou, ainda, posteriormente, via judicial, "por exceção e motivadamente."

Dessa forma, a turma manteve, por unanimidade, a sentença que julgou improcedente o pedido para que o nome do time de futebol fosse retirado do registro das autoras. 

O processo tramita em segredo de justiça.

Informações: TJ/DF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas