MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Maioria limita anistia a PMs e bombeiros militares grevistas
Lei 12.191/10

STF: Maioria limita anistia a PMs e bombeiros militares grevistas

Ministros consideraram inconstitucional a expressão "e as infrações disciplinares conexas", constante no art. 3º da lei 12.191/10.

Da Redação

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Atualizado às 15:13

A anistia a PMs punidos por participar de movimentos reivindicatórios deve levar em conta apenas os crimes previstos no Código Penal Militar e não mais e as infrações disciplinares conexas. É o que considerou a maioria dos ministros do STF em julgamento no plenário virtual, ao julgarem inconstitucional a expressão "e as infrações disciplinares conexas", constante no art. 3º da lei 12.191/10.

 (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

Fachada do prédio do STF.(Imagem: Pedro França/Agência Senado)

O governo de Santa Catarina questionou a lei Federal 12.191/10, que concede anistia a policiais militares e bombeiros militares de oito Estados que participaram de movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e de condições de trabalho ocorridos entre o primeiro semestre de 1997 e a publicação da lei.

Segundo o governador, a lei fere frontalmente o disposto no artigo 61, parágrafo 1º, inciso I, alíneas c e f, da Constituição Federal, que atribui ao presidente da República, em âmbito Federal, e aos governadores dos Estados, no âmbito estadual, a iniciativa privativa de leis que disponham sobre servidores públicos, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria e, portanto, o poder de definir eventual falta funcional.

Na petição inicial, o governador recorda que, mesmo sendo proibidas pela CF a sindicalização e a greve (artigo 142, inciso IV), "no estado de Santa Catarina, no mês de dezembro de 2008, houve um movimento de paralisação dos militares que obstruiu quartéis, fazendo policiais e civis reféns em cárcere privado, inclusive com ações em grupo, inoperacionalizando os trabalhos de segurança pública, caracterizando transgressões disciplinares que estão sendo apurados por meio de inquéritos policiais militares e processos administrativos".

Ainda assim, "a lei Federal 12.191/10 perdoa os militares que participaram do movimento de paralisação, o que se afigura inconstitucional".

Infrações conexas

O relator, ministro Gilmar Mendes, ressaltou preocupação com a possível utilização de leis como esta como forma de burlar a proibição constitucional de greve por servidores públicos que exercem atividades relacionadas à manutenção da ordem pública e à segurança pública.

Gilmar entendeu haver uma norma implícita na Constituição Federal a proibir atos de qualquer dos poderes que acabem por permitir a greve a estes servidores que, em razão da essencialidade de suas funções, não receberam da Constituição tal direito.

"Portanto, entendo que este Tribunal poderá vir reanalisar a possibilidade de leis de anistia a servidores grevistas, quando a anistia em si puder configurar um desvio de poder. Ou seja, se a Constituição, e a jurisprudência do STF, proíbem determinados agentes de fazerem greve, eles fazem, são punidos e, posteriormente, anistiados, acaba-se por burlar a norma constitucional proibitiva, acarretando desvio de finalidade no ato de anistia"

Diante disso, julgou procedente, em parte, o pedido para declarar inconstitucional a expressão "e as infrações disciplinares conexas", constante no art. 3º da lei 12.191/10.

Os ministros Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Edson Fachin seguiram o entendimento do relator.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...