MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aluna poderá se matricular em residência médica mesmo sem diploma
Prazo de inscrição

Aluna poderá se matricular em residência médica mesmo sem diploma

Magistrado destacou que autora foi aprovada na seleção, estando apta ao exercício da função.

Da Redação

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Atualizado às 16:05

Aluna aprovada em residência médica que não teve o diploma emitido a tempo da inscrição poderá se inscrever no programa. Assim decidiu a 4ª câmara cível do TJ/DF.

 (Imagem: PxHere)

Aluna poderá ingressar em residência médica mesmo após atraso em diploma.(Imagem: PxHere)

A autora alegou que foi aprovada em concurso para residência médica na área de obstetrícia e ginecologia, mas sua colação de grau aconteceu um dia após a data limite prevista no edital para matrícula, e ela acabou perdendo o prazo para envio dos documentos. Para garantir sua matrícula, buscou a Justiça.

Ao decidir, o colegiado pontuou que afastar a aplicação estrita do edital no caso da autora e permitir que ela ingresse na residência não implica seu favorecimento, já que ela demonstrou capacidade para o exercício da função.

"A matrícula da recorrente, ainda que fora do prazo limite previsto no edital, atende à finalidade primordial para a qual foi instituído o certame, qual seja, selecionar para o programa de residência médica candidatos aptos ao exercício da função, após a submissão a concurso de seleção pública."

Para o relator, desembargador Arnoldo Camanho, não resta dúvida de que os ganhos que a Administração Pública obterá com a matrícula de profissional habilitada para cuidar da saúde da população, notadamente no atual contexto de crise sanitária provocada pelo vírus Covid-19, a despeito de, por questão de dias, não ter conseguido apresentar a documentação completa, "suplantam os benefícios que se obterá com a observância cega da regra estipulada no ato de chamamento do processo seletivo".

Deu, assim, provimento ao recurso, garantindo a matrícula da requerente.

O escritório Kairo Rodrigues Advocacia Especializada atua pela autora.

Leia a decisão.

_____________

 t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas