MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça garante direito de médica residente ao auxílio-moradia
Residência médica | Moradia

Justiça garante direito de médica residente ao auxílio-moradia

Juiz Federal considerou jurisprudência sobre o tema e a legislação vigente.

Da Redação

terça-feira, 21 de junho de 2022

Atualizado às 09:50

Médica que cursou residência sem auxílio-moradia deve ser indenizada pela UFPEL - Universidade Federal de Pelotas, no montante de 30% sobre o valor mensal da bolsa-auxílio paga ao médico residente. Assim decidiu o juiz Federal Cristiano Bauer Sica Diniz, da 2ª vara Federal de Pelotas/RS, ao considerar que a autora da ação não recebeu o benefício conforme determinado pela legislação.

Consta na inicial que a autora é médica e cursou residência no Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas, na especialidade de clínica médica, tendo iniciado suas atividades em março de 2020 e concluído no mês de fevereiro de 2022, perfazendo o total de 24 meses. No entanto, em todo o período do curso, alegou que não recebeu o benefício do auxílio-moradia, conforme previsto na lei 6.932/81. À Justiça, pediu indenização correspondente a 30% do valor da bolsa recebida mensalmente a título de residência médica.

Ao analisar o caso, o juiz Federal salientou o dever de o órgão mantenedor de programa de residência médica oferecer moradia aos médicos-residentes, por força da lei 6.932/81, com alterações da lei 12.514/11.

O magistrado observou ainda que, embora não tenha regulamentação, o STJ já pacificou entendimento de que há direito ao auxílio pela moradia, na hipótese de não ser fornecida in natura pela instituição de ensino superior. Também, considerou julgamentos do TNU e da 5ª turma Recursal do Rio Grande do Sul, em que autor comprova que a ré não implementou o disposto na legislação de regência, forçando-o a arcar com as despesas de moradia.

Por fim, mesmo com a ressalva de seu entendimento em sentido contrário, curvou-se "à jurisprudência predominante, para julgar procedente a pretensão, de forma a reconhecer ao autor o direito ao pagamento de indenização a título de auxílio-moradia, correspondente a 30% do valor mensal da bolsa-auxílio paga ao médico residente, desde seu ingresso (março/20) até o final do programa de residência médica (fevereiro/22)".

 (Imagem: Freepik)

Médica residente que não recebeu auxílio-moradia deve ser indenizada.(Imagem: Freepik)

O escritório Hyago Viana Advocacia Médica atuou no caso.

Leia a decisão.

____________

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA