MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Renato Silveira é reeleito presidente do IASP
Pleito

Renato Silveira é reeleito presidente do IASP

O professor continua no cargo até 2024. Edgard Silveira Bueno Filho tomará posse como vice-presidente.

Da Redação

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Atualizado às 07:49

O professor Renato de Mello Jorge Silveira foi reeleito presidente do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. Ele continua no cargo até 2024. A chapa única recebeu 98 votos em pleito presencial realizado nesta segunda-feira, 29.

"É uma honra e alegria, poder contar com confiança dos associados e associados para continuidade dos trabalhos do IASP que caminho para os seus 150 anos."

 (Imagem: Patricia Stavis/Folhapress)

Renato Silveira é reeleito presidente do IASP.(Imagem: Patricia Stavis/Folhapress)

Além de Renato, foram reeleitos os diretores Diogo Leonardo Machado de Melo (Administração) e Ana Luiza Nery (Cultural). Em 2022, tomam posse pela primeira vez Edgard Silveira Bueno Filho (Vice-presidência), Marcos Vinicio Raiser da Cruz (Financeiro) e Susy Hoffmann (Comunicação).

Foram também eleitos os novos conselheiros para o triênio. São doze efetivos: Alexandre Jamal Batista, André de Almeida, Celso Cintra Mori, Fabiana Lopes Pinto Santello, Ivo Waisberg, Marco Antonio Fanucchi, Miguel Reale Junior, Milton Flávio de A. C. Lautenschläger, Paula M. Tonani de Carvalho, Pedro da Silva Dinamarco, Rodrigo Matheus e Vitorino Francisco Antunes Neto. André de Carvalho Ramos e Cesar Ciampolini Neto foram eleitos conselheiros colaboradores.

Gestão

Em 2019, primeiro ano de sua gestão, o IASP manteve sua tradição com a defesa do Estado Democrático de Direito e a promoção de importantes debates, seminários e cursos em sua sede na avenida Paulista, além das reuniões-almoço com diversas autoridades.

Com a pandemia e o consequente isolamento social, a diretoria preocupou-se em estabelecer uma comissão de crise para possibilitar interlocuções com as várias áreas governamentais. O processo já iniciado de incorporação do IASP ao mundo digital se acelerou neste período. Foram mais de 150 encontros online durante quase dois anos, ampliando a divulgação do IASP para o país todo.

Professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP, Renato Silveira prima por manter aceso o principal objetivo do IASP, declarado há 147 anos pelo fundador, Barão de Ramalho, "o estudo do Direito aplicado à vida prática".

Conheça o IASP

O Instituto dos Advogados de São Paulo é um instituto cultural fundado em 29 de novembro de 1874, por iniciativa de cerca de quarenta advogados, juristas e professores da Academia de Direito do Largo S. Francisco, dentre os quais Joaquim Ignacio Ramalho, o Barão de Ramalho, primeiro presidente da entidade.

Com cerca de mil associados, o Instituto reúne alguns dos juristas mais renomados do Brasil e promove a discussão jurídica de diversos temas da atualidade, por meio de reuniões, seminários, debates e cursos de atualização. Mais de 50 comissões de estudos divididas em diversas especialidades do Direito se reúnem periodicamente sob a presidência dos seus associados.

Na editora IASP, boa parte do conteúdo desses encontros é publicado. Além disso, o Instituto tem importante papel ao participar das grandes discussões nacionais seja como amicus curiae nas cortes superiores, seja em pareceres para as casas legislativa.

O IASP faz parte do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, sendo Renato Silveira vice-presidente da agremiação.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas