MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Eleições da OAB: Confira os Destaques Nacionais
Eleições OAB | 2021

Eleições da OAB: Confira os Destaques Nacionais

Conheça o perfil de três presidentes eleitos: Patricia Vanzolini (SP); Auriney Brito (AP) e Jean Cleuter (AM)

Da Redação

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Atualizado às 18:06

Durante toda a segunda quinzena de novembro, foram realizadas as eleições da OAB em todos os Estados brasileiros. A agenda fechou ontem, 2, com a realização do pleito em Roraima. Dos 27, 12 candidatos disputaram a reeleição (AC, AP, CE, DF, ES, PI, RN, RJ, RR, SE, SP, TO) e 15 entraram na disputa pelo primeiro mandato no cargo. Em 15 Estados, as mulheres disputaram eleições como candidatas a presidente, cinco foram eleitas (SP, PR, SC, BA, MT)

Veja alguns destaques dos eleitos.

  • SP: Patricia Vanzolini - A primeira Mulher da OAB/SP

Em 89 anos de história, Patrícia foi a primeira mulher eleita presidente da OAB/SP. Numa acirrada disputa com o atual presidente, Caio Augusto, e outros três candidatos, consagrou-se vitoriosa com 36% dos votos válidos. 

A vitória foi muito comemorada em todo o país, pelo surgimento de uma forte representação feminina na instituição. 

Patricia é paulista, 49 anos, advogada criminalista, mestre e doutora em Direito. Professora de Direito na Mackenzie e Curso do Damásio Educacional. Eleita para o primeiro mandato como presidente da OAB/SP (2022-2024). Foi vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas. É autora de diversos livros.

  • AP: Auriney Brito - O Presidente reeleito com maior expressividade

Considerando as dificuldades naturais de qualquer processo de reeleição, somado aos desafios da pandemia, crises e dificuldades regionais gravíssimas como apagões, enchentes etc, chamou atenção o resultado no Amapá pela expressividade da vitória. Com quase 80% dos votos válidos, essa já pode ser registrada como a mais larga vitória da história da OAB do Amapá e a maior do país nesse processo eleitoral de 2021 entre os presidentes reeleitos. Consolidando-o como referência nacional de liderança institucional. 

Auriney Brito, é amapaense, 39 anos, cor parda descendente indígena da etnia Karipuna, advogado criminalista, Mestre e doutorando em Direito. Foi reeleito para o 3° mandato na instituição. Foi vice-presidente (2016-2019), presidente (2019-2021), agora reeleito para a gestão 2022-2024, além de já ter exercido outras funções institucionais em âmbito local e nacional na Escola Superior de Advocacia. É professor e autor de diversos livros. 

  • AM: Jean Cleuter - O presidente eleito com maior vantagem de votos em 2021

Em Manaus, a votação ocorreu na arena da Amazônia e terminou com a vitória mais expressiva do processo eleitoral da OAB em 2021. Com apoio do atual presidente Marco Aurélio Choy e do Secretário-Geral Nacional Beto Simonetti, a Chapa OAB Unida venceu com 81% dos votos. Foram 3.068 votos para a chapa OAB Unida, contra 692 votos da chapa de Oposição que se apresentou como conservadora, aliada do presidente Jair Bolsonaro e contra os movimentos de inclusão das cotas raciais e paridade de Gênero na instituição. 

Jean Cleuter Simões Mendonça é amazonense, 52 anos, Cor Branca, Advogado Tributarista, mestrando em Direito Tributário. Foi eleito para o Primeiro mandato como Presidente da OAB/AM. Em 2013 exerceu mandato de Conselheiro Federal da OAB, tendo Presidido da Comissão Nacional de Direito Tributário. É professor de Direito Processual Civil desde 2005.

  • Eleições digitais

DF, MA, SC, PR e RS lançaram-se ao "projeto piloto" para implementar eleições online. Dessa forma, as Seccionais proporcionaram a milhares de advogados a possibilidade de votação dentro seus escritórios, casas ou de qualquer outro lugar.

Antes de os pleitos começarem, Migalhas fez uma reportagem contando como seria a votação. No DF, por exemplo, o advogado poderia votar de forma online por meio da certificação digital ou senha de acesso. Relembre aqui.

O pleito virtual foi um sucesso: 165 mil advogados participaram. De acordo com Caroline Fortunato, advogada e diretora executiva da Webvoto (empresa responsável pelas eleições online), o plano para 2024 é que os 27 entes federados tenham eleições online: "a classe já está madura o suficiente para aceitar e aderir a esse modelo".

Confira os eleitos de todos os Estados.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas