MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fachin sobre ano eleitoral de 2022: "precisamos evitar o pior"
2021 | 2022

Fachin sobre ano eleitoral de 2022: "precisamos evitar o pior"

Na última sessão da 2ª turma do ano, o ministro Fachin aproveitou para dar um recado em favor da democracia para o ano eleitoral de 2022.

Da Redação

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Atualizado às 18:15

"Não há dúvida alguma que nós precisamos, do ponto de vista do Estado de Direito democrático, nos preparar para evitar, em 2022, o pior", disse o ministro Edson Fachin na tarde desta terça-feira, 14, durante a última sessão da 2ª turma do STF de 2021. A fala do ministro foi proferida após os votos de "bom ano" desejados por um advogado, que acabara de fazer sua sustentação oral.

O ministro aproveitou para falar em favor "de corações e mentes comprometidos com a democracia, e não com o retorno do autoritarismo e a diluição da autoridade da própria democracia das instituições democráticas, de um modo especial da Justiça Eleitoral".

Assista à fala do ministro:

"A erosão democrática e a diluição institucional colocam no horizonte circunstâncias difíceis para o ano que se aproxima.

Não há dúvida alguma que nós precisamos, do ponto de vista do Estado de Direito democrático, nos preparar para evitar em 2022 o pior.

E é nesse sentido que os votos de S. Senhoria calham muito bem com todos aqueles que tem corações e mentes comprometidos com a democracia, e não com o retorno do autoritarismo e a diluição da autoridade da própria democracia das instituições democráticas, de um modo especial da Justiça Eleitoral."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas