MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Consumidor: PL muda base de cálculo para multa de empresas
Câmara | PL

Consumidor: PL muda base de cálculo para multa de empresas

O projeto proposto busca dar mais clareza às regras de fiscalização dos estabelecimentos comerciais.

Da Redação

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Atualizado às 17:36

Proposto na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 2.766/21 foi elaborado pelo deputado Federal Marco Bertaiolli e busca dar mais clareza às regras de fiscalização dos estabelecimentos comerciais. Entre seus principais pontos, o PL determina que a multa seja aplicada sobre o faturamento individual da unidade de negócio que cometeu a infração, e não com base no faturamento de todo o grupo econômico.

 (Imagem: Reprodução | Senado)

Deputado Federal Marco Bertaiolli apresenta PL que busca dar mais clareza às regras de fiscalização dos estabelecimentos comerciais.(Imagem: Reprodução | Senado)

Douglas Ribeiro, advogado no escritório Pires & Gonçalves - Advogados Associados, analisou o tema e sustentou que a proposta deve corrigir distorções como a duplicidade das multas para uma mesma empresa e ainda o cálculo feito para aplicar a sanção. 

O advogado destaca que duas das maiores mudanças que o PL pode trazer se referem às sanções aplicadas pela entidade, como a base do cálculo feita para se chegar ao valor da multa e aquelas aplicadas em duplicidade, que ocorre quando procons de diferentes localidades as aplicam para uma mesma irregularidade.

Para Ribeiro, as alterações, se aprovadas, poderão evitar que o cálculo feito para estabelecer uma multa não seja sobre o valor da receita bruta nacional, mas apenas da unidade infratora. "Os procons deverão considerar a receita líquida dos fornecedores e não a receita bruta, como ocorre hoje", destaca o advogado. 

A alteração trazida pela proposta, conforme comenta o advogado, deve impactar significativamente o valor das multas aplicadas, sobretudo aquelas milionárias.

"Os órgãos também deverão considerar a receita obtida pela unidade autônoma de negócio fiscalizada ou quando não for possível individualizá-la, aquela obtida no âmbito de competência do órgão prolator da decisão sancionatória."

Ademais, Ribeiro destaca que a questão da duplicidade das multas também poderá ser revista, conforme a proposta do deputado. De acordo com o projeto, uma autoridade do SNDC - Sistema Nacional de Defesa do Consumidor estaria apta para rever a aplicação de multa de um procon municipal ou Estadual. 

"As mudanças devem auxiliar na correção de distorções no arbitramento da pena, incluindo o tratamento não isonômico recebido por alguns fornecedores que não possuem estabelecimento local e estão sujeitos à aplicação de sanções muito gravosas, aplicadas com base em sua receita bruta e nacional", ressalta Ribeiro. 

O advogado, ressalta que o PL também propõe a criação de um organismo superior para controle das sanções, altera as rotinas de fiscalização e prevê a substituição de multas por outras punições, além da proibição de autuações na primeira visita realizada ao estabelecimento fiscalizado. 

Por fim, Ribeiro sustenta que na proposta apresentada discute-se, ainda, a substituição das multas por investimentos em infraestrutura, serviços, projetos e atividades que se relacionam ao dano que o consumidor teria sofrido. 

Leia o PL 2.766/21

______

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.