MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Loja consegue substituir IGP-DI pelo IPCA em contrato de locação
Aluguel | Reajuste

Loja consegue substituir IGP-DI pelo IPCA em contrato de locação

Desembargador do TJ/RN considerou o contexto de pandemia e o aumento exponencial do índice aplicado inicialmente.

Da Redação

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Atualizado às 11:05

Loja de celulares conseguiu alterar o índice de correção do aluguel do IGP-DI para o IPCA. Decisão liminar é do desembargador Expedito Ferreira, do TJ/RN, que considerou o contexto de pandemia e o aumento exponencial do índice aplicado inicialmente.

 (Imagem: Freepik)

Loja consegue substituir IGP-DI pelo IPCA em contrato de locação.(Imagem: Freepik)

Na ação, a loja autora alegou que a pandemia causou alterações cambiais e econômicas que ensejaram o aumento exponencial do índice do IGP-DI fixado no contrato de locação, majorando de forma desproporcional o reajuste anual pactuado entre as partes. Por esse motivo, pediu a utilização do IPCA.

Em 1º grau, o pedido liminar foi negado. O juízo considerou que inexistiam elementos suficientes para indicar o caráter injusto ou oneroso dos termos previstos no contrato celebrado entre as partes.

A locatária recorreu e destacou que na verdade o que se busca é o reequilíbrio contratual, uma vez que o reajuste anual no patamar de 44,21% seria desproporcional, merecendo a intervenção do Judiciário.

O desembargador que analisou o recurso considerou que a pandemia causou, sim, alterações econômicas que ensejaram no aumento exponencial do índice aplicado no contrato de locação. "Diante da nova realidade econômica, penso devidamente justificado o argumento de imprevisibilidade desvantajosa para a empresa agravante."

"Assim, em razão do comprovado desequilíbrio contratual cabalmente demonstrado na relação locatícia firmada entre as partes, sendo vertente o prejuízo à empresa agravante, em caso de manutenção do índice contratual imposto, entendo verossímil o argumento posto, para reformar a decisão agravada."

A banca Albuquerque Pinto Advogados atua no caso.

  • Processo: 0813257-95.2021.8.20.0000

Leia a decisão.

______

t

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA