MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Ministro substitui cautelar de acusada em denúncia não recebida
Monitoramento eletrônico

STJ: Ministro substitui cautelar de acusada em denúncia não recebida

Sebastião Reis observou que sequer a denúncia foi recebida e a paciente se encontra submetida a monitoramento há quase dois anos.

Da Redação

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Atualizado às 13:44

O ministro do STJ Sebastião Reis Jr. substituiu a medida cautelar de monitoramento eletrônico imposta a paciente em denúncia que sequer a denúncia foi recebida. O ministro observou que a acusada se encontra submetida a monitoramento há quase dois anos.

 (Imagem: STJ)

Acusada em denúncia que não foi recebida tem monitoramento substituído.(Imagem: STJ)

A paciente informou que se encontra sob monitoramento eletrônico há quase dois anos, tendo sido denunciada por crime cuja pena máxima cominada não ultrapassa quatro anos, em processo no qual a denúncia sequer foi recebida.

Segundo a defesa, tal medida foi fixada de forma complementar pelo desembargador relator do inquérito no TJ/PB, de modo que, além de inexistir fundamento idôneo para a imposição da medida, há evidente excesso de prazo na sua manutenção.

O ministro ressaltou que, assim como a segregação cautelar, a manutenção das cautelares alternativas não pode ocorrer de forma indefinida, de modo a transmudar-se em sanção penal sem sentença condenatória.

“No caso, observasse que nem sequer a denúncia foi recebida, e a paciente se encontra submetida a monitoramento há quase dois anos, circunstância que se mostra carente de razoabilidade.”

Diante disso, deferiu o pedido e substituiu a medida cautelar de monitoramento eletrônico imposta à paciente por comparecimento mensal em juízo.

Atuaram na causa os advogados Rodrigo Trindade e Gustavo Mascarenha, do escritório Rodrigo Trindade Advocacia.

_________

t

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...