MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Por ser único responsável por filhos, pai consegue prisão domiciliar
Prisão domiciliar | Genitor

Por ser único responsável por filhos, pai consegue prisão domiciliar

A prisão domiciliar foi concedida a pai que é o único responsável por cuidar de seus filhos menores de 12 anos e da mãe deles, que está incapacitada após acidente.

Da Redação

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Atualizado em 28 de dezembro de 2021 07:57

O ministro Rogerio Schietti Cruz, do STJ, concedeu liminar para assegurar prisão domiciliar a apenado que cumpre pena definitiva em regime fechado, para permitir que continue prestando assistência aos filhos menores de 12 anos. O ministro observou que o homem é o único responsável apto a cuidar dos menores de idade.

 (Imagem: Rodrigo Capote | Folhapress)

Prisão domiciliar para pai que é o único responsável por assistir seus filhos menores de 12 anos.(Imagem: Rodrigo Capote | Folhapress)

A defesa do paciente impetrou HC contra decisões anteriores que negavam o direito à prisão domiciliar. No STJ, foi alegado que a mãe das crianças está incapacitada fisicamente em virtude de um acidente automobilístico que sofreu.

Ao apreciar o caso, o ministro Schietti registrou que o apenado, que está em prisão domiciliar em razão da covid-19, é o responsável pelo auxílio não da mãe e também das crianças.

Schietti asseverou que a melhor exegese do art. 117, caput, da LEP, permite inferir a viabilidade da prisão domiciliar em qualquer momento do cumprimento da pena, "ainda que em regime fechado ou semiaberto, desde que a realidade concreta assim o recomende".

"Ainda que se cogitasse da transposição de requisitos de mesma natureza para a hipótese dos autos, o que se verifica é que a genitora dos menores permanece incapacitada para o exercício de suas atividades cotidianas, circunstância trazida à baila na própria decisão de primeiro grau. Além disso, percebe-se que o apenado, em gozo de prisão domiciliar em face do alastramento da pandemia da Covid-19, foi o responsável pelo auxílio não apenas a ela, mas também aos infantes."

O advogado João Marcos Vilela Leite atuou pelo paciente.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas