MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por ser único responsável por filhos, pai consegue prisão domiciliar
Prisão domiciliar | Genitor

Por ser único responsável por filhos, pai consegue prisão domiciliar

A prisão domiciliar foi concedida a pai que é o único responsável por cuidar de seus filhos menores de 12 anos e da mãe deles, que está incapacitada após acidente.

Da Redação

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Atualizado em 28 de dezembro de 2021 07:57

O ministro Rogerio Schietti Cruz, do STJ, concedeu liminar para assegurar prisão domiciliar a apenado que cumpre pena definitiva em regime fechado, para permitir que continue prestando assistência aos filhos menores de 12 anos. O ministro observou que o homem é o único responsável apto a cuidar dos menores de idade.

 (Imagem: Rodrigo Capote | Folhapress)

Prisão domiciliar para pai que é o único responsável por assistir seus filhos menores de 12 anos.(Imagem: Rodrigo Capote | Folhapress)

A defesa do paciente impetrou HC contra decisões anteriores que negavam o direito à prisão domiciliar. No STJ, foi alegado que a mãe das crianças está incapacitada fisicamente em virtude de um acidente automobilístico que sofreu.

Ao apreciar o caso, o ministro Schietti registrou que o apenado, que está em prisão domiciliar em razão da covid-19, é o responsável pelo auxílio não da mãe e também das crianças.

Schietti asseverou que a melhor exegese do art. 117, caput, da LEP, permite inferir a viabilidade da prisão domiciliar em qualquer momento do cumprimento da pena, "ainda que em regime fechado ou semiaberto, desde que a realidade concreta assim o recomende".

"Ainda que se cogitasse da transposição de requisitos de mesma natureza para a hipótese dos autos, o que se verifica é que a genitora dos menores permanece incapacitada para o exercício de suas atividades cotidianas, circunstância trazida à baila na própria decisão de primeiro grau. Além disso, percebe-se que o apenado, em gozo de prisão domiciliar em face do alastramento da pandemia da Covid-19, foi o responsável pelo auxílio não apenas a ela, mas também aos infantes."

O advogado João Marcos Vilela Leite atuou pelo paciente.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...