MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Literatura é mó legal": Booktoker divulga Machado de Assis nas redes
Literatura | Machado de Assis | Redes sociais

"Literatura é mó legal": Booktoker divulga Machado de Assis nas redes

Capitu traiu, ou não, Bentinho? Essa e outras questões que envolvem Machado de Assis bombam nas redes sociais e incentivam a leitura do Bruxo do Cosme Velho.

Da Redação

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Atualizado às 09:13

Para aqueles que ainda torcem o nariz para as redes sociais, o tiktoker Patrick tem um recado: "literatura é mó legal" - é assim que descreve seu perfil com quase 290 mil seguidores. De forma humorada e descontraída, o @patzzic incentiva a leitura por meio de vídeos curtos. Dentre os conteúdos que fazem sucesso, está Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho, que desde o século XIX encanta quem o lê.

Para o jornal O Globo, o booktoker (como são chamados os tiktoker que falam sobre livros) conta que Machado de Assis tem o poder de mobilizar e dividir torcidas. Afinal, quem nunca discutiu se Capitu traiu, ou não, Bentinho?

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Quando o conteúdo viraliza nas redes sociais, não tem jeito: é sucesso na certa. É esse o momento que os jovens usuários das redes sociais descobrem que Machado de Assis sempre tratou de temas atemporais, tais como amor, ódio, família, traição, dúvidas, certezas. Tudo aquilo que é inerentemente humano.

 (Imagem: Reprodução | Twitter)

(Imagem: Reprodução | Twitter)

 (Imagem: Reprodução | Twitter)

(Imagem: Reprodução | Twitter)

 (Imagem: Reprodução | Twitter)

(Imagem: Reprodução | Twitter)

Um dos vídeos de @patzzic que explodiu trata de uma "fofoca" sobre Machado de Assis ser amante da mulher de José de Alencar, também escritor brasileiro. Dizem por aí que Dom Casmurro foi supostamente inspirado nesse triângulo amoroso. Veja:

Código de Machado de Assis

Para acender ainda mais a discussão literária e incentivar as pessoas a conhecer Machado de Assis, o advogado e jornalista Miguel Matos escreveu a obra Código de Machado de Assis.

O livro tem o formato de um "código jurídico", dividido em capítulos, artigos e incisos, e esmiúça a vasta obra do Bruxo. O advogado garante ter encontrado a chave-jurídica que revela o segredo se Bentinho foi, ou não, traído por Capitu.

Além dessa famigerada questão, o leitor poderá encontrar outras curiosidades. Você sabia, por exemplo, que o Bruxo do Cosme Velho retratou o 1º caso de corrupção Pública na literatura brasileira? Ou então, que há um caso de amor homoafetivo entre dois amigos bacharéis?

Para adquirir o livro, clique aqui.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas