MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Patricia Vanzolini toma posse como presidente da OAB/SP
Posse | OAB/SP

Patricia Vanzolini toma posse como presidente da OAB/SP

A primeira mulher a dirigir a maior seccional do Brasil já anunciou a implantação de medidas imediatas para a advocacia. Uma delas, é garantir a paridade e equidade de gênero na lista sêxtupla para o TJ/SP.

Da Redação

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Atualizado em 4 de janeiro de 2022 09:39

Nesta segunda-feira, 3, a advogada Patrícia Vanzolini tomou posse como presidente da OAB/SP. Vanzolini e os membros da chapa eleita "Muda OAB/SP" comandarão a seccional pelo próximo triênio (2022-2024).

"Essa gestão é para todas e todos", afirmou a presidente recém-empossada da OAB/SP em discurso inicial. De acordo com Patricia Vanzolini, sua gestão será pautada nos seguintes pilares: democracia, apoio, inclusão e transparência.

A presidente da OAB já anunciou medidas imediatas a serem implementadas na sua gestão:

1 - Expedição de ofício ao Conselho Federal da OAB reclamando a apreciação do projeto de lei 1.963/15, de Bruno Covas, que institui eleições diretas à presidência da OAB;

2 - Implementação de um convênio com o Sebrae para garantir aos advogados, sobretudo à jovem advocacia, treinamento gestão de escritório, marketing jurídico, finanças, etc;

3 - Expedição de edital para o preenchimento de duas vagas no TJ/SP no Quinto constitucional. De acordo com a presidente, a lista sêxtupla será a primeira a respeitar paridade e equidade de gênero.

4 - Criação de um grupo de trabalho em conjunto com a Defensoria Pública para aprimoramento do convênio da assistência judiciária.

Primeira mulher a comandar a OAB/SP

Maria Patricia Vanzolini Figueiredo foi eleita presidente da OAB/SP para o próximo triênio, de 2022 a 2024, em 25/11/21. Patricia será a primeira mulher a dirigir a seccional paulista, que é a maior do país, com 333 mil advogados.

 (Imagem: Rubens Cavallari | Folhapress)

Retrato da advogada Patricia Vanzolini, eleita presidente da OAB/SP. Ela é a primeira mulher no comando da maior seccional do Brasil.(Imagem: Rubens Cavallari | Folhapress)

Patricia Vanzolini é fundadora e diretora do Movimento 133 - M133. Possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo - ABRACRIM-SP e sócia do Escritório  Brito e Vanzolini Advogados Associados.

É professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Damásio Educacional e autora de obras como "Manual de Direito Penal", pela editora Saraiva, e o mais recente "Teoria da Pena: Sacrifício, Vingança e Direito Penal", publicado pela editora Tirant Brasil, entre outros.

Veja a fala da presidente eleita no recente debate entre os candidatos realizado por Migalhas em parceira com o MDA.

Vice-presidente

 Leonardo Sica, eleito vice-presidente, formou-se na Faculdade de Direito da USP, mestre e doutor em Direito Penal e sócio do escritório Sica Advocacia. Foi presidente da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo entre 2015 e 2016, membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB no biênio 2017-2018 e conselheiro do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola.

É também um dos fundadores do Movimento 133, criado com o objetivo de valorizar a advocacia e fortalecer a profissão como meio de acesso à justiça.  Sica é autor dos livros "Justiça restaurativa e mediação penal" (2002) e "Direito penal de emergência e alternativas à prisão" (2007). Além disso, é coautor do Código Penal Interpretado da Editora Manole (2011), do livro Reforma Criminal (Revista dos Tribunais, 2004) e do Dicionário Brasileiro de Direito Constitucional (Saraiva, 2007), entre outras publicações.

Chapa Muda OAB

Confira a composição da chapa vencedora:

Secretária-Geral: Daniela Marchi Magalhães

Secretário-Geral Adjunto: Dione Almeida Santos

Tesoureiro: Alexandre de Sá Domingues

  • Presidente da CAA: Adriana Galvão Moura Abilio
  • Vice-Presidente da CAA: Domingos Assad Stocco

  • Conselho Federal - Titulares: Alberto Zacharias Toron, Carlos José Santos da Silva, Silvia Virginia Silva de Souza
  • Conselho Federal - Suplentes: Alessandra Benedito, Daniela Campos Liborio, Helio Rubens Batista Ribeiro Costa

Toron e Carlos José (Cajé) retornam ao Conselho Federal, do qual já fizeram parte em mandatos anteriores, e Daniela Libório foi reeleita, pois compõe atualmente o CFOAB.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas