MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Bebê do Nirvana" perde processo contra a banda por capa de álbum
Come as You Are

"Bebê do Nirvana" perde processo contra a banda por capa de álbum

Na Justiça dos EUA, Spencer Elden, hoje um adulto, alegou ter sido vítima de exploração sexual infantil.

Da Redação

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Atualizado em 6 de janeiro de 2022 17:18

Se você foi adolescente em 1991, certamente deve se lembrar do lançamento do álbum "Nevermind", da banda Nirvana. Além das músicas icônicas, a capa do álbum marcou uma geração: um bebê nu aparece nadando debaixo d'água com uma nota de um dólar americano em um anzol.

Passados 30 anos do lançamento do disco, o nevermind voltou aos holofotes; mas, dessa vez, por um motivo judicial - o juiz Fernando Olguin, magistrado distrital da Califórnia, rejeitou o processo proposto pelo bebê da capa (chamado Spencer Elden, hoje com 30 anos) contra a banda.

Na ação, Spencer Elden alegou ter sido vítima de exploração sexual infantil e disse que a capa representava uma imagem de abuso sexual infantil.

 (Imagem: Divulgação | Nirvana | Nevermind)

Bebê do Nirvana perde processo contra a banda por capa de álbum.(Imagem: Divulgação | Nirvana | Nevermind)

Bebê do Nirvana

Na Justiça, os advogados que representam Spencer Elden argumentaram que a imagem da capa do álbum foi usada como um "empreendimento de tráfico sexual".

Para a defesa, qualquer distribuição ou lucros obtidos com imagens sexualmente explícitas de uma criança cria uma responsabilidade duradoura e traumas para toda a vida. "Isso é comum para todos os nossos clientes que são vítimas de pornografia infantil comercializada ativamente, independentemente de há quanto tempo a imagem foi criada", disseram os advogados à imprensa americana.

Por outro lado, os advogados do espólio da banda contestaram dizendo que Spencer Elden "passou três décadas lucrando com sua celebridade como o 'Nirvana Baby'", recriando a imagem nos 15º e 20º aniversários do álbum e tatuando o título do álbum em seu peito.

Processo rejeitado

O juiz distrital da Califórnia, Fernando Olguin, rejeitou o processo depois que os advogados de Spencer Elden perderam o prazo de 30 de dezembro para apresentar uma resposta ao pedido da banda para encerrar o caso.

Olguin encerrou o caso "com autorização para emendar", o que significa que os advogados de Elden podem refazer uma nova reclamação com mudanças.

A capa de Nevermind

De onde veio a ideia da inolvidável capa? Em entrevista a veículos de comunicação, o diretor de arte do disco, Robert Fisher, explicou que Kurt Cobain queria a imagem de um bebê que estivesse nascendo embaixo d'água, mas não conseguiu encontrar nenhuma foto boa. Eles, então, recorreram à ideia de um bebê submerso.

Segundo o diretor, Kurt foi quem teve a ideia de adicionar um anzol para torná-lo mais ameaçador.

"Passamos a tarde sentados, pensando em todas as coisas engraçadas que poderíamos colocar no anzol. Uma ideia era um pedaço de carne, como um grande bife cru. Outro era um CD ou algo para simbolizar a música. Fomos almoçar e ficamos tipo 'Que tal um burrito?' 'Oh, tem um cachorro, que tal um cachorro?' . isso durou horas. Não me lembro de quem disse a nota de dólar, mas todo mundo estava tipo 'Isso é muito bom', e foi isso que acabou sendo. A coisa com todo o processo . Kurt não veio como um grande plano ou uma mensagem que ele queria transmitir. Tudo meio que se reuniu organicamente, você sabe, foi como se um passo levasse a outro passo que levasse a outro."

Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda estadunidense de rock Nirvana, lançado em 24 de setembro de 1991 pela DGC Records. Estão nesse álbum músicas conhecidas da banda, como Smells Like Teen Spirit e Come as You Are.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas