MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Bolsonaro veta Refis para MEIs e pequenas empresas
Relp

Bolsonaro veta Refis para MEIs e pequenas empresas

Presidente seguiu a recomendação da equipe econômica, mas deve enfrentar reações no Congresso.

Da Redação

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Atualizado às 14:19

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei complementar 46/21, que estabeleceria um novo Refis para micro e pequenas empresas que tiveram queda no faturamento durante a pandemia - o chamado Relp - Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional.

A decisão, publicada na edição desta sexta-feira, 7, do DOU, seguiu a recomendação da equipe econômica, mas deve enfrentar reações no Congresso. Parlamentares já avisaram que vão trabalhar pela derrubada do veto.

 (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

(Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)
 

A reabertura do programa poderia permitir a renegociação de R$ 50 bilhões em dívidas. Hoje, no Brasil, há 16 milhões de microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte. A atual proposta de Refis foi aprovada com votação praticamente unânime no Congresso.

Na mensagem de veto, Bolsonaro diz que o ato se justifica por "inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público", porque, "ao instituir o benefício fiscal, implicaria em renúncia de receita". Isso, na visão do governo, contraria a lei de responsabilidade fiscal e a lei de diretrizes orçamentárias.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas