MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz concede liminar em 4h e manda plano custear tratamento a autista
Tratamento | Autismo

Juiz concede liminar em 4h e manda plano custear tratamento a autista

Magistrado considerou que médico é quem deve dispor sobre o tratamento mais indicado ao seu paciente.

Da Redação

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Atualizado às 07:44

A família de uma criança autista conseguiu na Justiça que o plano de saúde custeie tratamento especializado em uma clínica indicada por eles. Ao decidir, juiz de Direito Arthur Araújo de Oliveira, da vara Cível de Assis Chateaubriand/PR, considerou que o médico é quem deve dispor sobre o tratamento mais indicado ao seu paciente. A liminar foi proferida em apenas quatro horas.

 (Imagem: Freepik)

Família de criança autista consegue tratamento específico na Justiça.(Imagem: Freepik)

Trata-se de ação movida por uma criança, representada pela sua família, em face do plano de saúde. O autor alegou que é autista e necessita do seguinte tratamento médico:

  • Psicoterapia ABA: 4 horas diárias, 5 vezes na semana (20 horas semanais);
  • Fonoaudiologia ABA: 5 horas semanais (sessões 45- 60 minutos);
  • Terapia ocupacional especializada em Integração Sensorial: 3 horas semanais (sessões 45-60 minutos);
  • Musicoterapia: 2 horas semanais.

A família argumenta que o plano de saúde não se negou a realizar o tratamento indicado pelo médico, porém indicou profissional não habilitada para as necessidades do menor.

Por isso, requereu à Justiça que a ré forneça o tratamento em uma clínica indicada por eles, bem como o deferimento de terapia ocupacional, uma vez que o plano não possui rede credenciada que respeite a prescrição médica.

Na análise do caso, o juiz ponderou que cabe às operadoras de plano de saúde dizer quais são as doenças que estão cobertas, atendidas as determinações da lei 9.656/98, cabendo, todavia, ao médico dispor sobre qual o melhor tratamento indicado para seu paciente.

"Assim, é incontroverso nos autos a cobertura do tratamento de psicoterapia requisitado e indicado pelo médico Dr. (...), conforme se observa do documento de mov. 1.5. Outrossim, verifica-se a recomendação do referido profissional das referidas especialidades para o tratamento, sejam especialistas nas áreas."

Ante o exposto, determinou que a ré custeie o tratamento conforme solicitado pelo autor.

O escritório Monteiro Lucena Advogados atua na causa.

  • Processo: 0000028-31.2022.8.16.0048

_____

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.