MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/GO: Unimed deve fornecer tratamento psicológico a paciente com TDAH
Saúde

TJ/GO: Unimed deve fornecer tratamento psicológico a paciente com TDAH

Colegiado entendeu que a negativa do plano de saúde esté em desacordo com o contrato e o CDC, corroborando a necessidade de atendimento adequado.

Da Redação

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Atualizado às 15:07

A 10ª câmara Cível do TJ/GO decidiu, por unanimidade, manter sentença que obriga a Unimed a fornecer tratamento psicológico à paciente, conforme prescrição médica. O colegiado confirmou o entendimento de que a negativa do plano de saúde em fornecer o tratamento requerido, sendo este essencial para o bem-estar da paciente, constitui prática abusiva e em desacordo com as obrigações contratuais e legais.

No caso, a Unimed Goiânia, havia interposto recurso contra a decisão de 1º grau que havia determinado a antecipação de tutela, obrigando a operadora a disponibilizar o tratamento psicológico conforme indicado pelo médico da mulher.

A Unimed argumentou que a sentença teria concedido tratamento não solicitado, alegando que a decisão seria ultrapetita.

 (Imagem: Freepik)

Unimed deve fornecer tratamento psicológico a beneficiária(Imagem: Freepik)

No entanto, o desembargador relator, Silvânio Divino de Alvarenga, rejeitou este argumento e explicou que a decisão não extrapolou os limites dos pedidos formulados na inicial. Para o relator, a sentença atendeu à causa de pedir, considerando as provas e documentos apresentados, sem ultrapassar os pedidos especificados pela paciente.

O magistrado também observou que a saúde da mulher necessitava de acompanhamento psicológico, conforme prescrição médica, e que a operadora do plano de saúde deveria fornecer a cobertura de acordo com o contrato firmado.

Ressaltou, ainda, que de acordo com o CDC, qualquer negativa de cobertura de serviços de saúde, especialmente em casos médicos claros, é considerada prática abusiva.

Ainda segundo o voto do relator, não havia justificativa legal para a recusa do tratamento psicológico, uma vez que os serviços estavam claramente contemplados no plano de saúde da mulher.

O colegiado, portanto, considerou válida a decisão de primeiro grau e manteve a Unimed como responsável pela cobertura do tratamento psicológico indicado para a cliente.

O advogado José Andrade, do escritório José Andrade Advogados, atua no caso.

José Andrade Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA