MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gestantes afastadas na pandemia receberão salário-maternidade
Pandemia

Gestantes afastadas na pandemia receberão salário-maternidade

Empresa buscou a Justiça contra o INSS ante impedimento de realização de teletrabalho.

Da Redação

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Atualizado em 14 de janeiro de 2022 08:24

Gestantes contratadas por empresa que foram afastadas na pandemia e não podem exercer teletrabalho terão enquadramento em salário-maternidade. Assim determinou o juiz Federal Substituto Diogo Edele Pimentel, da 1ª vara Federal de Carazinho, RS, ao deferir liminar.

 (Imagem: Unsplash)

INSS pagará salário-maternidade a gestantes afastadas.(Imagem: Unsplash)

A empresa ingressou contra o INSS objetivando o custeio da remuneração integral das trabalhadoras gestantes vinculadas a ela que foram afastadas em decorrência da pandemia. Pleiteou, ainda, a compensação dos valores despendidos com os pagamentos durante o período gestacional desde a publicação da lei 14.151/21.

O juiz observou que, diante de determinação legal de afastamento da empregada gestante, "não pode o empregador ser obrigado a arcar com tais encargos".

"Gize-se que não se trata de criar nova prestação previdenciária, mas apenas de dar interpretação conforme ao texto legislativo de forma a abranger na regra de risco à saúde as empregadas gestantes no atual período de pandemia por COVID-19 em que impossível a adaptação ao trabalho remoto de suas atividades."

Assim, deferiu liminar para determinar que sejam enquadrados como salário-maternidade os valores pagos às gestantes contratadas pela autora e afastadas por força da lei, enquanto durar o afastamento.

Da mesma forma, autorizou a compensação de valores pagos, a ser efetivada quando do recolhimento das contribuições incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que preste serviço à autora.

O juiz destacou que a decisão não abrange o período pretérito, "pois não é possível alcançar efeitos patrimoniais passados em sede de liminar de mandado de segurança em matéria tributária".

A banca Tentardini Advogados Associados representa a empresa.

  • Processo: 5000161-23.2022.4.04.7107

Leia a liminar.

_________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas