MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mulher que sofreu aborto e teve sequelas terá cobertura de tratamento
Saúde

Mulher que sofreu aborto e teve sequelas terá cobertura de tratamento

Plano de saúde autorizou cirurgia, mas não liberou materiais necessários.

Da Redação

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Atualizado às 10:47

Plano de saúde deve custear cirurgia e materiais a paciente que teve sequelas após doença grave desenvolvida em gestação, e que resultou na trágica perda do filho. Assim determinou a juíza de Direito Fabricia Ferreira de Freitas, da 23ª Vara Cível de Fortaleza/CE, ao deferir liminar.

 (Imagem: Freepik)

Plano de saúde deve custear cirurgia e materiais.(Imagem: Freepik)

A mulher foi diagnosticada com doença grave e rara, coagulação intravascular disseminada - CIVD, desenvolvida por complicações da sua gestação, situação que ocasionou a morte do bebê. Constatado o óbito, ela foi levada a centro cirúrgico para retirada do feto e evoluiu de um quadro de hemorragia intensa para choque séptico e CIVD, tendo permanecido na UTI em coma induzido por cerca de um mês.

Diante do quadro, a mulher desenvolveu sequelas neurológicas, motoras e ortopédicas, além de outras complicações, necessitando de cirurgia, a qual foi autorizada pelo plano de saúde. Por sua vez, não foram liberados materiais necessários à realização do procedimento, motivo pelo qual ela buscou a Justiça.

A juíza destacou que o procedimento cirúrgico prescrito por médico especialista indica a necessidade do material específico e adequado, e que a recusa do tratamento e demora no procedimento podem agravar o quadro de saúde, oferecendo inclusive risco à vida. Assim, deferiu a liminar para determinar que a empresa disponibilize e autorize os materiais específicos para a realização da cirurgia, conforme prescrição médica e necessidade da autora.

A advogada Luiza de Souza Araújo, do escritório Santos Perego & Nunes da Cunha Advogados Associados, representa a paciente.

  • Processo: 0202228-50.2022.8.06.0001

Leia a decisão.

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas