MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB elege Beto Simonetti como novo presidente nacional
Sob nova direção

OAB elege Beto Simonetti como novo presidente nacional

Representante do Amazonas, Simonetti lidera a única chapa inscrita para disputar as eleições internas.

Da Redação

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Atualizado às 20:47

Nesta segunda-feira, 31, Beto Simonetti foi eleito para a presidência da entidade no triênio 2022/2024. Ele toma posse oficialmente na terça-feira, 1º. Simonetti, como é carinhosamente conhecido, foi o líder da única chapa inscrita para disputar as eleições. 

Às 19h, os 81 conselheiros federais começaram a votação e elegeram, com 96,25% dos votos, o nome de Simonetti para comandar a Ordem pelo próximo triênio.

Após ser aclamado por seus pares, Simonetti fez questão de abraçar todos os conselheiros Federais presentes, tanto os titulares, como os suplentes. Tal gesto demonstrou o tom do mandato, voltado para classe.

Acompanhe a transmissão:

Veja quem compõe a chapa eleita:

  • José Alberto Simonetti, OAB/AM, (presidente)
  • Rafael de Assis Horn, OAB/SC, (vice-presidente)
  • Sayury Silva de Otoni, OAB/ES, (secretária-geral)
  • Milena da Gama Fernandes Canto, OAB/RN, (secretária-geral adjunta)
  • Leonardo Pio da Silva Campos, OAB-MT, (tesoureiro)

Currículo de Beto Simonetti

Natural de Manaus, Beto Simonetti é advogado criminalista. Ele tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua atuação na advocacia é voltada, principalmente, para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Simonetti é casado com a Carol e pai da Beatriz e do Bernardo. Seu pai, Alberto Simonetti Cabral Filho, foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas. Seu irmão, Alberto Simonetti Cabral Neto, foi conselheiro federal e também presidiu a seccional.

Beto Simonetti está em seu quarto mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e, em novembro de 2021, foi reeleito para começar o quinto mandato em 2022. Ao longo desses mandatos, desempenhou funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Ele também atuou, dentro da OAB Nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas