MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bruno Dantas determina apuração de sumiço de documentos no TCU
Documentos

Bruno Dantas determina apuração de sumiço de documentos no TCU

Documentos físicos foram protocolados em 2018 pela empresa Andrade Gutierrez em processo sobre obras da Usina de Angra 3.

Da Redação

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Atualizado em 9 de fevereiro de 2022 10:41

O ministro Bruno Dantas, do TCU, determinou a apuração do desaparecimento de dois documentos físicos protocolados no TCU em 2018.

Ambos estão associados ao processo TC 002.651/2015-7, que apura irregularidades nas obras da Usina de Angra 3. Os documentos foram apresentados ao tribunal pela empreiteira Andrade Gutierrez a título de "proposta de contribuição", como parte de sua defesa.

O processo resultou em acordo de leniência firmado pela empreiteira com a Justiça, o qual foi homologado pelo ex-juiz Sergio Moro em 2016. 

Posteriormente, os documentos desapareceram na Seinfra Operações, a mesma secretaria que defende o arquivamento do processo que investiga a atuação de Moro na consultoria Alvarez & Marsal.

 (Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

TCU vai apurar sumiço de documentos.(Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Em despacho, o ministro Bruno Dantas descreve que, após diversos procedimentos de busca, a Secretaria não localizou os itens não digitalizáveis e, por isso, encaminhou os autos a Dantas para conhecimento do fato.

"Verifico que o processo original em questão já foi encerrado e que houve celebração de acordo de leniência da interessada com a CGU/AGU. Todavia, o desaparecimento de documentos é fato que merece apuração", afirmou o ministro.

O acordo de leniência a que se refere Bruno Dantas foi firmado entre a empreiteira e o MPF, homologado pelo então juiz Sergio Moro em 2016, e que depois foi reconhecido por AGU e CGU em 2018.

Agora, diante da grave notícia envolvendo o sumiço de documentos físicos, os autos foram encaminhados à Corregedoria para que sejam adotadas as medidas apropriadas para a abertura do processo administrativo correspondente.

Contexto

Em abril de 2021, foi encaminhado ao ministro Bruno Dantas processo autuado para documentar os atos tomados pela Seinfra - Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura do TCU para averiguar o desaparecimento dos dois documentos.

O processo TC 047.244/2020-8 foi autuado em dezembro de 2020 para receber peças desentranhadas do TC 002.651/2015-7 (que trata de Angra 3). Em fevereiro de 2021, o processo foi distribuído para instrução, a qual foi iniciada em março daquele ano pelo auditor. Mas os arquivos não foram encontrados, e sem eles não seria possível seguir com a instrução, a qual foi suspensa.

O sumiço foi, então, comunicado a Bruno Dantas, relator daquele processo, inclusive porque, se considerar que a referida mídia deve ser analisada, terá de solicitá-la novamente à empresa.

No ofício ao ministro, o diretor da Seinfra Operações, André Amaral Burle de Castro, aproveita para "reforçar a necessidade de se aprimorar a recepção e a gestão de itens não digitalizáveis".

"Essas ocorrências reforçam a hipótese levantada nos e-mails que constam deste processo de que o extravio dos itens não digitalizáveis se enquadra em falha humana passível de ocorrer em razão de procedimentos falhos de recepção e guarda de arquivos, o que é um problema generalizado no Tribunal."

  • Processo: 009.769/2021-8

Patrocínio

Patrocínio Migalhas