MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Antaq suspende leilão para terminal de GNL em Suape/PE
Porto de Suape

Antaq suspende leilão para terminal de GNL em Suape/PE

A suspensão por ser medida cautelar, determina que, antes da apreciação definitiva, a questão seja analisada pela Superintendência de Outorgas, bem como que seja possibilitado o contraditório ao Porto de Suape.

Da Redação

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Atualizado às 12:20

O diretor-geral da Antaq - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Eduardo Nery Filho, suspendeu cautelarmente a licitação para operação de GNL - Gás Natural Liquefeito através de uma Unidade Regaseificadora - FSRU instalada no Cais de Múltiplos Usos - CMU, no Porto de Suape, em Pernambuco.

 (Imagem: Rafael Medeiros/Suape)

Vista aérea do Porto de Suape.(Imagem: Rafael Medeiros/Suape)

O principal imbróglio da questão envolve a possível inadequação do contrato de transição para áreas não operacionais portuárias para a atividade que pretende ser desenvolvida, incluindo a operação de GNL.

A disputa seria feita pelo valor do pagamento mensal pelo uso do cais, com lances a partir de R$ 700,5 mil mensais, com a obrigação de conclusão das obras em 120 dias, sem possibilidade de amortização do investimento.

O contrato de transição, na sua essência, conforme o artigo 48 da RN 7/16 da Antaq, possui prazo de vigência de 180 dias. Ainda, deve ser utilizado como medida excepcionalidade, devidamente justificado, pois de acordo com as normativas da Antaq, o contrato de transição se presta a manter a exploração emergencial de instalações portuárias, situadas em áreas operacionais nos Portos Organizados, como forma de evitar que o trâmite processual da licitação impeça a manutenção da produtividade portuária.

A possível inadequação do referido contrato, bem como a insegurança jurídica, foi demonstrada na ação administrativa considerando vários argumentos, como a incompatibilidade econômico-financeira entre o prazo máximo de vigência do contrato de transição e o alto investimento necessário para viabilizar operação, a impossibilidade de amortização do investimento, o risco de um contrato temporário ser utilizado de forma sucessiva, preocupação essa que já havia sido externada pela ANP - Agência Nacional de Petróleo, com vistas a evitar prejuízos à promoção da ampla concorrência e consequentes impactos à cadeia de gás natural, principalmente em razão da natureza de infraestrutura essencial reconhecida aos terminais de GNL.

As propostas comerciais da licitação seriam abertas na manhã do mesmo dia, quando o procedimento foi suspenso por determinação da Agência. A suspensão por ser medida cautelar, determina que, antes da apreciação definitiva, a questão seja analisada pela Superintendência de Outorgas, bem como que seja possibilitado o contraditório ao Porto de Suape.

Desta forma, o processo de licitação para celebração de contrato de transição fica suspenso, considerando que, a princípio, não se afigura como instrumento formal apto para legitimar a exploração da área não operacional que envolve a operação de regaseificação de Gás Liquefeito de Petróleo, por meio de embarcação Floating Storage Regasification Unit (FRSU).

O processo é acompanhado pela advogada Ingrid Zanella, sócia titular do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia e Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco.

 ______________

t

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...