MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Biden indica Ketanji Brown Jackson, 1ª mulher negra para Suprema Corte
Internacional

Biden indica Ketanji Brown Jackson, 1ª mulher negra para Suprema Corte

O presidente dos EUA disse que a indicada é "uma das mentes mais brilhantes" da nação.

Da Redação

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Atualizado em 26 de fevereiro de 2022 08:01

Nesta sexta-feira, 25, o presidente dos EUA, Joe Biden, indicou Ketanji Brown Jackson, a 1ª mulher negra para a Suprema Corte americana.

"Tenho orgulho de anunciar que estou nomeando a juíza Ketanji Brown Jackson para servir na Suprema Corte. Atualmente servindo no Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito de D.C., ela é uma das mentes jurídicas mais brilhantes de nossa nação e será uma juíza excepcional", postou Biden no Twitter.

 (Imagem: Reprodução)

Postagem feita por Biden no Twitter.(Imagem: Reprodução)

De acordo com a Casa Branca, desde que Stephen Breyer anunciou sua aposentadoria, o presidente dos EUA "conduziu um processo rigoroso para identificar seu substituto".

"Biden procurou um candidato com credenciais excepcionais, caráter incontestável e dedicação inabalável ao estado de direito. E o presidente procurou um indivíduo comprometido com a igualdade de justiça perante a lei e que entende o profundo impacto que as decisões da Suprema Corte têm na vida do povo americano."

Segundo o comunicado, é por isso que Biden nomeou Ketanji Brown Jackson, a quem classifica como "uma das mentes jurídicas mais brilhantes" da nação.

Sobre Ketanji Brown Jackson

Jackson nasceu em Washington, DC e cresceu em Miami, Flórida. Seus pais frequentaram escolas primárias segregadas, depois frequentaram faculdades e universidades historicamente negras. Ambos começaram suas carreiras como professores de escolas públicas e se tornaram líderes e administradores no Sistema de Escolas Públicas de Miami-Dade.

Quando a juíza estava na pré-escola, seu pai frequentou a faculdade de Direito. Em uma palestra de 2017, Jackson disse que seu amor pela lei surgiu ao sentar-se ao lado de seu pai enquanto ele fazia tarefas da universidade.

Ketanji destacou-se como uma grande realizadora ao longo de sua infância. Ela era uma estrela do discurso e do debate que foi eleita "prefeita" da Palmetto Junior High e presidente do corpo estudantil da Miami Palmetto Senior High School. Mas, como muitas mulheres negras, a juíza ainda enfrentou opositores. Quando Jackson disse a sua orientadora do ensino médio que queria estudar em Harvard, a orientadora a advertiu que não deveria colocar suas "expectativas tão altas".

Isso não impediu Jackson. Ela se formou na Universidade de Harvard, depois frequentou a Harvard Law School, onde se formou e foi editora da Harvard Law Review.

A juíza mora com seu marido, Patrick, e suas duas filhas, em Washington, DC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas