MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes manda bloquear perfis no Telegram sob pena de suspensão do app
Telegram | STF

Moraes manda bloquear perfis no Telegram sob pena de suspensão do app

Os perfis são ligados ao bolsonarista Allan dos Santos. No começo do ano, Alexandre de Moraes já havia determinado o bloqueio dos perfis, mas a decisão não foi cumprida.

Da Redação

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Atualizado às 09:51

Nessa sexta-feira, 25, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu um prazo de 24h para que sejam bloqueados três perfis de usuários no Telegram ligados ao bolsonarista Allan dos Santos. Em caso de não cumprimento, o ministro afirmou que a pena será a suspensão do Telegram no Brasil:

"A efetivação da determinação judicial de bloqueio [dos perfis] deverá ocorrer no prazo máximo de 24 horas, sob pena de suspensão dos serviços do Telegram no Brasil, pelo prazo inicial de 48 horas."

As informações são do jornal Folha de S.Paulo em processo que tramita sob segredo de justiça.

Ainda de acordo com o jornal, o ministro Moraes explica que determinou a suspensão dos perfis no começo de janeiro, mas não foi atendido. Nessa decisão recente, o ministro fixa multa de R$ 100 mil por perfil indicado e não bloqueado.

Alexandre de Moraes esclarece que o bolsonarista cria contas em várias plataformas para driblar a derrubada de seus perfis. Vale relembrar que Allan dos Santos é investigado no inquérito das milícias digitais, relatado por Moraes.

 (Imagem: Flickr | STF)

Moraes manda bloquear perfis no Telegram sob pena de suspensão do app.(Imagem: Flickr | STF)

Fake news

O Telegram é um app de origem russa, que não tem sede no Brasil. No começo de fevereiro, divulgamos as tentativas do TSE de marcar uma reunião com os dirigentes do aplicativo para discutir possíveis formas de cooperação sobre o combate à desinformação: acontece que, após quatro tentativas, a carta foi devolvida ao Tribunal. O aplicativo tem sido utilizado para o disparo de fake news em massa, situação alarmante especialmente em ano eleitoral.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas