MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CPI da Covid: Gilmar Mendes determina destruição de dados duplicados
STF | CPI da Pandemia

CPI da Covid: Gilmar Mendes determina destruição de dados duplicados

Segundo o ministro, com o encerramento da comissão e a aprovação do relatório final, não há razão para manter dados sigilosos que já foram enviados à PGR.

Da Redação

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Atualizado em 2 de março de 2022 11:40

O ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu o afastamento do sigilo telemático da OPT Incorporadora Imobiliária e Administração de Bens Próprios Ltda. e reconheceu a perda de objeto de ação, em que havia restringido a quebra de sigilo telefônico, bancário e fiscal da empresa, aprovada pela CPI da Pandemia, no Senado, ao período posterior a 20/3/2020.

Com o encerramento dos trabalhos da CPI e a aprovação do seu relatório final em 26/10/21, o ministro verificou que a decisão contra a qual o mandado de segurança havia sido impetrado perdeu eficácia.

Em razão disso, determinou à presidência do Senado que proceda a imediata destruição dos documentos, dos dados e das informações da incorporadora obtidos pela CPI. De acordo com o gabinete do relator, os dados já estão em poder da PGR, e não há razão para que permaneçam sob a guarda do Senado.

 (Imagem: Nelson Jr. | SCO | STF)

Ministro Gilmar Mendes durante sessão plenária do STF.(Imagem: Nelson Jr. | SCO | STF)

O requerimento da CPI fundamentou-se em depoimentos e documentos que apontavam "grande correlação comercial, bancária e fiscal" da OPT com a Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda, suas filiais e coligadas e seus sócios, em especial Francisco Maximiano, com registro de passagem de recursos com origem na Precisa.

A mesma decisão foi tomada nos autos do Mandado de Segurança (MS) 38187, impetrado, no ano passado, pela produtora de vídeos Brasil Paralelo Entretenimento e Educação S.A.

Leia a decisão.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...