MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ julgará ação de Lula contra Dallagnol por uso do PowerPoint
Pede danos morais

STJ julgará ação de Lula contra Dallagnol por uso do PowerPoint

O ex-presidente perdeu nas instâncias inferiores. Ele pede R$ 1 mi de indenização.

Da Redação

sexta-feira, 4 de março de 2022

Atualizado às 20:57

Em breve o STJ julgará uma ação movida pelo ex-presidente Lula contra o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol. No processo, o petista pede indenização de R$ 1 milhão em razão de uma entrevista à imprensa, ocorrida em 2016, na qual Dallagnol apresentou um PowerPoint para explicar o teor da primeira denúncia contra Lula, envolvendo o tríplex do Guarujá/SP.

À Justiça, o ex-presidente alega que Dallagnol teria agido de forma abusiva e ilegal em rede nacional ao utilizar demonstração gráfica para apontá-lo como personagem de esquema de corrupção.

 (Imagem: Reprodução)

Dallagnol apresentando PowerPoint sobre Lula aos jornalistas.(Imagem: Reprodução)

Cronologia

O processo foi protocolado na Justiça de SP em dezembro de 2016. Um ano mais tarde, o pedido de Lula foi julgado improcedente pelo juízo da 5ª vara Cível de São Bernardo do Campo.

Sobre a utilização do recurso do Power Point, o julgador considerou que a forma de ilustração dos fatos, com ampla divulgação pela mídia nacional, foi o suficiente para se estabelecer que não se tratava, à época, de condenação, "inclusive por meio de inúmeras notas divulgadas pela própria defesa, na qual rebatia os fatos imputados ao acusado".

Em setembro de 2018, o petista recorreu ao TJ/SP, onde perdeu novamente. O relator do caso na Corte bandeirante considerou que Dallagnol não agiu com excesso.

Já em outubro de 2019, o caso foi parar no STJ e o ministro Luís Felipe Salomão admitiu um recurso especial apresentado pela defesa de Lula. A expectativa, agora, é de que o relator paute o processo nas próximas semanas para ser analisado pela 4ª turma.

  • Processo: REsp 1.842.613

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...