MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF discutirá IPVA de veículos de locadoras nos Estados das filiais
Repercussão geral

STF discutirá IPVA de veículos de locadoras nos Estados das filiais

A matéria, objeto de recurso de uma locadora do Paraná contra lei de SP, teve repercussão geral reconhecida.

Da Redação

sábado, 5 de março de 2022

Atualizado às 17:01

O STF vai decidir se é constitucional a cobrança do IPVA de veículos pertencentes a locadoras nos Estados em que há filial da empresa, mesmo que o veículo esteja registrado na unidade da federação em que a está localizada sua sede. A controvérsia, objeto do ARE 1.357.421, teve repercussão geral reconhecida no plenário virtual (Tema 1.198), por unanimidade. A tese a ser fixada nesse julgamento deverá ser aplicada aos demais processos sobre a mesma matéria.

No caso em análise, uma locadora com sede no Paraná/PR apresentou recurso contra decisão do TJ/SP que considerou legítima a cobrança de IPVA, pelo governo paulista, dos veículos utilizados por suas filiais no Estado.

 (Imagem: Freepik)

STF discutirá IPVA de veículos de locadoras nos Estados das filiais.(Imagem: Freepik)

Bitributação

No STF, a empresa alega que o credor do IPVA é o Estado em que o veículo é registrado, e não aquele onde circula ou transita. Sustenta, ainda, que recolhe o mesmo imposto no Paraná, e, assim, a lei estadual 13.296/08 de São Paulo instituiu bitributação. Outro argumento é o de que a lei fere a isonomia tributária, porque concede redução de 50% da alíquota para os veículos registrados no Estado.

Em manifestação no plenário virtual, o relator do ARE, ministro Luiz Fux, presidente do STF, afirmou que o debate sobre a constitucionalidade de dispositivos da lei estadual ultrapassa os interesses das partes e tem relevância do ponto de vista econômico, político, social e jurídico.

Também destacou a necessidade de garantir, por meio da sistemática de precedentes qualificados, a aplicação uniforme da CF com previsibilidade para os jurisdicionados e o poder público.

Fux assinalou, ainda, que os dispositivos da lei estadual 13.296/08 em discussão no ARE 1.357.421 também são questionados na ADIn 4.376. Dessa forma, a solução jurídica para ambos os casos deve ser igual.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...