MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF anula lei que isentava de IPVA motos de até 160 cilindradas
Plenário virtual

STF anula lei que isentava de IPVA motos de até 160 cilindradas

Decisão entre os ministros foi unânime.

Da Redação

segunda-feira, 14 de março de 2022

Atualizado às 07:32

Em decisão unânime, os ministros do STF declararam a inconstitucionalidade formal da LC 278/19, de Roraima, que isentava de IPVA motocicletas, motonetas e ciclomotores com potência de até 160 cilindradas. O julgamento ocorreu em plenário virtual e prevaleceu a tese proposta pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso.

 (Imagem: Freepik)

STF anula lei que isentava de IPVA motos de até 160 cilindradas.(Imagem: Freepik)

O caso

O governador do Estado de Roraima, Antônio Denarium, ajuizou ação contra a lei complementar estadual que ampliou o rol de isenções do IPVA para incluir motocicletas, motonetas e ciclomotores com potência de até 160 cilindradas. De acordo com o governador, a norma viola o princípio constitucional da isonomia tributária, pois concede isenção fiscal a veículos de características similares unicamente em razão de sua potência, sem especificar o valor do bem, ano de fabricação ou outras particularidades que os diferencie.

Na ADIn, o governador afirma que a LC 278/19 do Estado foi aprovada sem a elaboração de estimativa do impacto orçamentário-financeiro para a renúncia das receitas tributárias, desrespeitando a regra constitucional do art. 113 do ADCT - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Ele argumenta que, embora não haja aumento de despesa, a renúncia fiscal tem impacto direto na receita dos municípios, que recebem 50% da arrecadação do IPVA sobre os veículos licenciados em seus territórios (artigo 158, inciso III, da CF).

Voto do relator

O relator do caso, ministro Barroso, conheceu da ação e julgou o pedido procedente, para declarar a inconstitucionalidade formal da LC 278/19. Eis a tese de julgamento proposta:

"É inconstitucional lei estadual que concede benefício fiscal sem a prévia estimativa de impacto orçamentário e financeiro exigida pelo art. 113 do ADCT."

No entendimento do ministro, a lei em questão incluiu no rol de hipóteses de isenção do IPVA a propriedade de motocicletas, motonetas e ciclomotores com potência de até 160 cilindradas, sem que o processo legislativo estadual fosse devidamente instruído pelo estudo de impacto orçamentário e financeiro.

"O ato normativo impugnado, por conseguinte, incorreu em vício de inconstitucionalidade formal, por violação ao art. 113 do ADCT."

Barroso foi acompanhado por todos os ministros.

Leia a íntegra do voto.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas