MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Diretor-geral do INPI francês vem ao Brasil para firmar acordos
Evento

Diretor-geral do INPI francês vem ao Brasil para firmar acordos

Pascal Faure participa de seminário sobre desafios da propriedade intelectual. Evento acontece dia 16/3, no auditório do Licks Attorneys, no Rio, reunindo governos, empresas e universidades dos dois países.

Da Redação

sexta-feira, 11 de março de 2022

Atualizado às 08:08

A visita ao Brasil, na próxima semana, do diretor-geral do Institut National de La Propriété Industrielle (INPI) da França, Pascal Faure, para a assinatura de acordos bilaterais com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial brasileiro, motivou a realização da terceira edição de um seminário voltado a temas de interesse mútuo dos países na área de PI.

O "3° Seminário  - Os Desafios da Propriedade Intelectual" é organizado pelo Centre d'Études Internationales de la Propriété Intellectuelle (CEIPI), da Université de Strasbourg, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e pela Revue Francophone de la Propriété Intellectuelle (RFPI), com apoio da Embaixada da França no Brasil.

O evento acontecerá dia 16/3, das 9 às 17h30, no auditório do Licks Attorneys no Rio de Janeiro, e será transmitido on-line, com tradução simultânea, para os inscritos (clique aqui)

"A ideia é colocar os profissionais brasileiros da indústria e das instituições públicas em contato com seus pares franceses para discutir os problemas que enfrentamos hoje em dia em termos de propriedade intelectual", diz Karlo Tinoco, advogado do Licks Attorneys e professor do programa de mestrado da UCAM, que divide a direção científica e a abertura do evento com o francês Yann Basire, Diretor-Geral do CEIPI.

Pascal Faure, o diretor-geral do INPI francês, fará a palestra de encerramento do seminário, na qual deve falar dos acordos bilaterais em discussão e das relações comerciais e governamentais entre Brasil e França.

"A indústria francesa tem uma longa tradição no Brasil, inclusive com a presença de diversos centros de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, e os governos dos dois países têm histórico de colaboração. A França é o país com mais investimento alocado no Brasil, em todos os setores. As 40 maiores empresas da França estão presentes aqui. Culturalmente e industrialmente, temos uma tradição de cooperação entre os países", conclui Karlo Tinoco.

O INPI brasileiro também estará representado no evento, com a participação de Vinicius Bogéa, coordenador de Articulação e Fomento à Propriedade Intelectual e Inovação do órgão.

O seminário está dividido em quatro mesas, cada uma focando nos desafios de uma área específica da propriedade intelectual: a primeira tratará de marcas; a segunda debaterá como a reforma do direito de desenhos industriais na Europa pode influenciar o Brasil; a terceira discutirá as formas de combate à pirataria de propriedade intelectual na internet; e a quarta debaterá os desafios contemporâneos do direito de patentes no Brasil e na França.

A lista de participantes inclui, além dos já citados, Audrey Feld (Essilor), Mariana Pimentel (Pernot Ricard Brasil), Roger Nicolau (Grupo Jacto), Fagner Carvalho (Grupo Jacto), François-Xavier de Beaufort (Diretor de Ação Econômica do INPI), Clémence de Marassé-Enouf (Redatora-Chefe da RFPI), Stéphanie Carre (CEIPI), Liliane Roriz (Desembargadora Federal aposentada e sócia do Licks Attorneys), Flavia Mansur Murad (Mansur Murad Advogados), Julien Sicluna (Cabinet Laurent & Charras), Eléonore Gaspar (Duclos Thorne Mollet-Vieville et Associés), Aurélie Guétin (Novagraaf), Roberto Rodrigues (Licks Attorneys), Pedro Vilhena (Mansur Murad Advogados), Flora Donaud (Cabinet Greffe) Enzo Baiocchi (UFRJ è UERJ) e Ricardo Sichel (Unirio e UCAM).

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)


t

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...