MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz condena mulher a devolver 0,40 centavos aos cofres públicos
Insignificância?

Juiz condena mulher a devolver 0,40 centavos aos cofres públicos

O caso ocorreu em uma ação de fornecimento de remédio.

Da Redação

quarta-feira, 16 de março de 2022

Atualizado às 13:42

0,40 centavos. Este foi o valor que uma mulher teve de devolver aos cofres públicos após determinação do juiz de Direito Reinaldo Daniel Moreira, de Cataguases/MG. O caso ocorreu em uma ação de fornecimento de remédio.

 (Imagem: Freepik)

Juiz condena mulher a devolver 0,40 centavos aos cofres públicos.(Imagem: Freepik)

A mulher procurou a Justiça com o objetivo de compelir o município e o Estado a fornecerem o medicamento Janumet para doença identificada pelo CID E 11 - Diabetes Mellitus Não-insulino-dependente.

Ela teve o pedido atendido judicialmente, porém a decisão foi descumprida pelos entes públicos. Foi então que houve o bloqueio de verbas nas contas dos réus para que a autora pudesse comprar o medicamento.

A mulher comprou e apresentou notas fiscais nos autos. O município impugnou a prestação de contas afirmando que restavam 0,40 centavos.

A Defensora Pública, representando a autora, ponderou pela desproporcionalidade em se exigir a devolução de míseros 0,40 centavos.

O magistrado, porém, acolheu a manifestação do município e exigiu a devolução do valor e, depois disso, determinou que o Banco do Brasil encaminhasse metade desta verba (0,20 centavos) para cada ente.

"Entendo que o interesse público, no caso, impõe que, independente do valor, havendo saldo remanescente, o mesmo deverá ser restituído ao Município, via depósito nos autos, por se tratar de verba pública."

Por fim, o valor foi depositado pela autora.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA