MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Danilo Gentili deve excluir posts gordofóbicos sobre modelo plus size
Liminar

Danilo Gentili deve excluir posts gordofóbicos sobre modelo plus size

Juiz deu prazo de cinco dias para que decisão seja cumprida, sob pena de multa diária.

Da Redação

quinta-feira, 17 de março de 2022

Atualizado às 08:06

Em decisão liminar, o juiz de Direito João Batista Perez Garcia Moreno Neto, de Salvador/BA, determinou que o apresentador e comediante Danilo Gentili exclua posts gordofóbicos sobre a modelo plus size e influencer digital Thais Carla de suas redes sociais, sob pena de multa diária.

 (Imagem: Montagem Migalhas: Imagens: Reprodução/Instagram)

Danilo Gentili deve excluir posts gordofóbicos sobre modelo plus size.(Imagem: Montagem Migalhas: Imagens: Reprodução/Instagram)

À Justiça, a influenciadora digital alegou que utiliza suas redes sociais para divulgar o seu trabalho profissional, bem como romper as barreiras do preconceito existente com pessoas gordas na sociedade.

Thais Carla afirma que Gentili se apropriou de seus vídeos e passou a divulgá-los em suas redes sociais incluindo piadas de tom jocoso e degradantes. Ela diz ainda que Danilo é famoso no país inteiro por valer-se de comédia preconceituosa e pejorativa contra populações minoritárias, socialmente vulneráveis, como negros, pessoas gordas, com deficiência, mulheres e LGBTQIA+, para promover seus trabalhos de stand-up comedy, inclusive na TV.

Por isso, em caráter liminar, pediu que o humorista seja obrigado a excluir os vídeos e comentários que se encontrem vinculados a ela em suas plataformas digitais.

O pedido foi acolhido pelo juiz, que considerou que os documentos e vídeos acostados aos autos evidenciam que Gentili, além de divulgar os dados pessoais e imagem da autora sem autorização, a expôs, ridicularizando-a com diversas frases preconceituosas, exalando inequívoca gordofobia.

"Da análise da documentação acostada pela autora, evidencia-se, num juízo de cognição preliminar, que a atitude do réu extrapolou os limites da liberdade de expressão. No caso dos autos, a permanência das publicações denegrindo a imagem da autora poderá lhe causar danos irreparáveis. Neste sentido, os elementos constantes nos autos são suficientes para o deferimento do pedido em caráter de urgência, posto que evidenciam a conduta preconceituosa do demandante e a exposição e ridicularização da autora, sem o seu consentimento."

Assim sendo, deu prazo de cinco dias para que Gentili exclua os conteúdos vinculados a Thais Carla de suas redes sociais.

  • Processo: 0034635-23.2022.8.05.0001

Veja a liminar na íntegra.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas