MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Laudo de avaliação basta para isenção de IPI na compra de carro de PCD
Pessoa com deficiência

Laudo de avaliação basta para isenção de IPI na compra de carro de PCD

Decisão dos JEFs da 4ª região uniformizou a questão.

Da Redação

quinta-feira, 17 de março de 2022

Atualizado em 23 de março de 2022 14:10

Para obtenção de isenção de IPI na aquisição de automóvel por pessoa com deficiência, é suficiente o laudo de avaliação, sendo ilegal a exigência concomitante de anotação restritiva na CNH. Este foi o entendimento da turma regional de uniformização dos JEFs da 4ª região.

 (Imagem: Unsplash)

Laudo de avaliação é suficiente para obter isenção de IPI na compra de carro.(Imagem: Unsplash)

Decisões conflitantes

O incidente de uniformização foi movido por uma aposentada de Caxias do Sul/RS após a 5ª turma Recursal do Rio Grande do Sul negar a ela direito à isenção por falta da anotação restritiva em sua CNH. A autora sustentou que a 3ª turma recursal de Santa Catarina vinha decidindo pela suficiência do laudo de avaliação.

Conforme o relator do incidente, juiz Federal Antonio Fernando Schenkel do Amaral e Silva, o STJ tem decidido da mesma forma que a turma recursal catarinense.

Em seu voto, citou julgado da Corte Superior:

"A exigência de anotação restritiva na CNH como requisito para isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para Pessoa com Deficiência não possui amparo na Lei n° 8.989/1995, porquanto seus artigos 1º, IV, e 3º, citados como supostamente violados, não exigem, em momento algum, tal anotação (AREsp 1591926/RS)."

Desta forma, fica valendo nos JEFs da 4ª região a seguinte tese:

"É ilegal a exigência de anotação restritiva na Carteira Nacional de Habilitação para fins de isenção do IPI na aquisição de veículo automotor por portador de deficiência, sendo suficiente o laudo de avaliação."

Informações: TRF-4.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas