MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Especialista avalia PL que altera lei do colarinho branco
Sistema financeiro

Especialista avalia PL que altera lei do colarinho branco

O PL 4.600/21 considera crime aplicação não declarada em fundos estrangeiros.

Da Redação

segunda-feira, 21 de março de 2022

Atualizado às 12:05

O PL 4.600/21, que altera a Lei do Colarinho Branco, inclui na relação de crimes contra o sistema financeiro nacional as aplicações, em fundos de investimentos estrangeiros, não declaradas às autoridades federais. Para advogado criminalista Willer Tomaz (Willer Tomaz Advogados Associados), a proposta é um perigo para o cidadão que possui ou pode vir a possuir investimentos no exterior.

 (Imagem: Freepik)

Especialista avalia PL que considera crime aplicação não declarada em fundos estrangeiros.(Imagem: Freepik)

“Uma proposta com o objetivo de estabelecer novas figuras penais em matéria financeira deve ser sempre debatida exaustivamente no Congresso Nacional, pois a criminalização indiscriminada de condutas é sempre um perigo para o cidadão.”

O especialista explica que, atualmente, a lei prevê como crime “efetuar operação de câmbio não autorizada, com o fim de promover evasão de divisas do País”. A pena é de reclusão, de 2 a 6 anos, e multa. Na mesma pena está inclusa a promoção da saída de moeda ou divisa ou manutenção de depósitos no exterior a qualquer título e sem autorização legal.

O PL é de autoria do deputado licenciado Carlos Bezerra, que justifica a mudança como necessária, pois permite a individualização de condutas no eventual crime de evasão de divisas relacionado à aplicação em fundos de investimento no exterior.

O advogado Willer Tomaz afirma que o projeto de lei não possui clara correlação com o seu objeto e o texto dos dispositivos propostos está mal redigido, carecendo de melhor técnica legislativa.

“A redação dos dispositivos traduz um alcance exagerado e genérico da norma incriminadora, o que não se compatibiliza com os princípios penais constitucionais limitadores, como o da legalidade e da taxatividade."

O texto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

______________

t

Patrocínio

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO