MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ julga queixa contra jornalista que chamou Aras de cão de guarda
Pedido de vista

STJ julga queixa contra jornalista que chamou Aras de cão de guarda

Reportagem da CartaCapital chamou o PGR de "cão de guarda" e "procurador de estimação".

Da Redação

terça-feira, 22 de março de 2022

Atualizado às 15:54

A 6ª turma do STJ começou a julgar queixa-crime do procurador-Geral da República, Augusto Aras, contra o jornalista André Barrocal, da CartaCapital, em razão de uma reportagem em que chama o PGR de "cão de guarda" e "procurador de estimação".

O desembargador convocado Olindo Menezes negou provimento ao recurso da defesa do jornalista que pedia o trancamento da ação penal. Ministro Sebastião Reis Jr. pediu vista antecipada, adiando o julgamento.

 (Imagem: Isac Nóbrega/PR)

Reportagem chamou PGR de "cão de guarda" e "procurador de estimação".(Imagem: Isac Nóbrega/PR)

Em julho de 2020, Barrocal, como correspondente da revista CartaCapital, escreveu e publicou uma matéria intitulada "Procurador de Estimação", tendo como subtítulo: "Augusto Aras é, ao mesmo tempo, cão de guarda de Bolsonaro e perdigueiro dos inimigos do ex-capitão".

Em razão da reportagem, o procurador-Geral ingressou com queixa-crime pedindo a condenação do jornalista pelos crimes de calúnia, difamação e injúria, previstos no CP. O pedido foi negado pela 15ª vara da SJ/DF, motivo pelo qual Aras recorreu ao TRF-1, que deu provimento ao recurso em sentido estrito para receber a queixa-crime.

Ao STJ, a defesa do jornalista alega que se tratou apenas de palavras e termos proferidos em pleno exercício de prerrogativa profissional e constitucional, "abarcada pela liberdade de imprensa, expressão e de livre opinião, que merece toda a proteção das Cortes pátrias, sob pena de censura e corrosão do tão imprescindível, quanto mais nesses tempos, jornalismo profissional".

Análise do contexto probatório

O relator, Olindo Menezes, ressaltou que o acórdão regional concluiu restar configurado a vontade de caluniar e injuriar o procurador, além de denomina-lo de "cão de guarda", "perdigueiro", "pastor maremano abruzês" e "procurador de estimação".

"Se o acórdão reconheceu a existência de forma motivada a existência de elementos aptas a demonstrar a materialidade de autoria delitiva, para infirmar tal conclusão, seria necessário a análise do contexto fático-probatório, o que é barrado pela Súmula 7 do STJ."

Assim, negou provimento ao agravo regimental.

Após o voto, ministro Sebastião Reis Jr. pediu vista antecipada.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas