MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professora poderá retornar ao cargo após resolver problemas pessoais
Servidor público

Professora poderá retornar ao cargo após resolver problemas pessoais

Para juízo da SJ/MT, sendo de caráter provisório, a remoção somente deve permanecer enquanto perdurarem os motivos.

Da Redação

quinta-feira, 24 de março de 2022

Atualizado às 18:09

Servidora pública pode retornar ao cargo de professora na UFTM, campus de Cuiabá/MT, uma vez que os motivos que levaram à concessão da remoção não existem mais. Assim decidiu o juiz Federal Raphael Casella de Almeida Carvalho, 8ª vara da SJMT, ao considerar o caráter temporário da remoção.

 (Imagem: Freepik)

Servidora pode retornar ao cargo após motivos que levaram a remoção.(Imagem: Freepik)

A mulher relatou que é servidora da UFTM - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso desde 2006, quando ocupava o cargo de professora, no campus de Cuiabá/MT, lecionando a disciplina de microbiologia nos cursos de agronomia, engenharia florestal e zootecnia.

Entretanto, em decorrência de enfermidade de seu filho, buscou a tutela jurisdicional para ser removida temporariamente para a UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, já que no Estado do Rio Grande do Sul havia a disponibilidade do tratamento médico especializado e suporte familiar necessário para o menino.

Ainda, a professora argumentou que após anos recebendo o devido tratamento médico seu filho recebeu alta, e está mantendo boa evolução, não necessitando de intervenção cirúrgica no momento. Sendo assim, considerou que é o momento de retornar às atividades na UFMT, campus Cuiabá.

Ao analisar o caso, o juiz Raphael Carvalho observou que, sendo de caráter provisório, o instituto da remoção somente deve ser mantido enquanto perdurarem os motivos que o ensejaram.

"Para comprovar a autora juntou aos autos laudo médico informando que seu filho, avaliado em 27/10/2020, está mantendo boa evolução, não necessitando de intervenção cirúrgica no momento e está apto a realizar mudança de domicílio e seguir acompanhamento com intervalos maiores."

Ainda, lembrou entendimento do STJ, ao reconhecer que "o professor pode ser removido para outra instituição de ensino, pois o cargo pertence a um quadro único de professores federais, vinculado ao Ministério da Educação, ainda que para fins exclusivamente do instituto da remoção, nos termos do artigo 36 da lei 8.112/90".

"Enfim, a remoção por motivo de saúde, nos termos do art. 36, III, "b", da lei 8.112/90, concede ao servidor apenas lotação provisória, de sorte que, restabelecida a sua condição de saúde, deve haver o retorno à sua lotação de origem."

Assim, concedeu a antecipação da tutela para determinar que a UFTM providencie o retorno da servidora à sua lotação inicial, no prazo de 30 dias.

O escritório Bambirra, Merola e Andrade Advogados atuou na causa.

Veja a decisão.

____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas