MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pai consegue suspender pagamento de pensão sem citação da mãe
Liminar

Pai consegue suspender pagamento de pensão sem citação da mãe

Desembargador sustou os efeitos da decisão que determinou pagamento de pensão sob pena de prisão e considerou que liminar tem eficácia antes da citação.

Da Redação

quarta-feira, 30 de março de 2022

Atualizado em 31 de março de 2022 08:46

O desembargador Galdino Toledo Júnior, da 9ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, sustou efeitos de decisão que determinou pagamento de pensão em três dias sob pena de prisão. O magistrado considerou que liminar em ação revisional de alimentos tem eficácia antes da citação da ré.

Trata-se de agravo de instrumento contra decisão que, em ação de alimentos, em fase de cumprimento de sentença, ordenou o pagamento do débito em 3 dias, sob pena de prisão.

Sustenta o homem que o juízo a quo não acolheu a liminar que reduziu a verba alimentar para um salário mínimo. Acrescenta ainda que pagou parte do débito cobrado nos autos, não se justificando a cobrança total.

Segundo o pai, a filha conta com 15 anos e reside com os avós maternos desde os dois anos de idade e é a genitora quem recebe a verba e não repassa à filha, e que enquanto a liminar estiver em vigor deve ser cumprida, não podendo ser desconsiderada a decisão proferida nos autos da ação revisional, independentemente da citação da ré.

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou "a aparente plausibilidade do direito alegado com relação ao excesso de execução, posto que os alimentos provisórios são fixados a título precário, com base nos elementos de convicção do magistrado constantes dos autos no momento da decisão, possuindo nítida natureza antecipatória, podendo ser revogada ou modificada a qualquer tempo".

Para o juiz, a tutela de urgência pode ser concedida liminarmente, sem a oitiva da parte contrária.

"Sendo fundamentada na urgência, como no caso da vislumbrada impossibilidade de pagamento e irrepetibilidade da verba alimentar, inexiste razão, prima facie, para a limitação dos seus efeitos à futura citação do réu."

Por fim, concluiu ser razoável que os alimentos revistos provisoriamente sejam devidos desde a fixação.

Diante disso, deferiu o pedido liminar para sustar ao efeitos da decisão combatida até final apreciação do tema.

O processo, que conta com a atuação da advogada Fernanda Tripode, tramita em segredo de justiça.

 (Imagem: Getty Images)

Com ação revisional, pai consegue suspender pensão por dívida alimentar.(Imagem: Getty Images)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas